Aveia para bebê: benefícios [+ Receitas] – na IA 6 meses a 1 ano

Dra Camila Garcia

Dra Camila Garcia

A aveia pode ser oferecida ao bebê desde o início da introdução alimentar, aos 6 meses. Ela é muito saudável e fonte de várias vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Ela é rica em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitaminas B1, B2, B3, B5, além de fonte de fibras solúveis e outros que podem contribuir para o crescimento do seu filho. Entre alguns dos seus benefícios, estão:

  • Traz saciedade
  • Ajuda o intestino a funcionar
  • controla os níveis de açúcar no sangue
  • reduz os níveis de colesterol
  • protege o coração 
  • estimula o sistema imune.

Na fase de introdução alimentar do bebê, dos 6 meses até 1 ano, recomenda-se que os alimentos sejam oferecidos de forma individual. Isso porque a criança precisa conhecer os alimentos, o sabor, cor, textura, cheiro. Assim, se for colocar a aveia no cardápio, a melhor maneira é salpicá-la nas frutas. Melhores horários para refeições na introdução alimentar

Após 1 ano, já é permitido fazer preparações e receitas. Ela pode ser encontrada na forma de farinha, farelo ou flocos e independente disso, pode ser usada em diversas receitas para o seu bebê. 

Aveia como aliada do intestino

Muitas pessoas usam a aveia como aliada ao intestino, para ele funcionar melhor. Inclusive em bebês.
Meu filho rejeita os alimentos: Como lidar

Isso porque as fibras da aveia melhoram o trânsito intestinal, evitando constipação, e estão ainda associadas à diminuição do risco de câncer de cólon.

Neste caso, se você quer oferecer a aveia para melhorar o funcionamento do intestino do seu bebê, fique atenta com a água. Ela é fundamental. Se não tiver água associada, a aveia não contribui em nada e, pior, pode ter efeito contrário, ou seja, prender o intestino do seu bebê.  Método BLW: passo a passo

Nessa fase de introdução alimentar, é muito comum haver alterações no funcionamento do intestino do bebê. Afinal, são novos alimentos que entram na rotina, antes era só o leite. Por isso, a aveia é ótima para ajudar a regular o intestino e manter seu bebê crescendo saudável.

Receitas com aveia

receita aveia na introdução alimentar

Como eu já comentei, após 1 ano a aveia pode ser usada em receitas para os bebês. Eu separei 3 receitas fáceis e práticas que você pode fazer para o seu filho aí na sua casa. Confira:

Torta de cenoura

Ingredientes: 

– 3 ovos 

– 4 colheres de sopa de farinha de aveia 

– 50g de muçarela ralada 

– 1 cenoura grande ralada 

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e coloque em forminhas untadas com azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 20 minutos. 

Dica 1: para ter variações de sabores, substitua a cenoura por berinjela, beterraba, abobrinha, etc. 

Dica 2: use uma frigideira antiaderente com um fio de aceite para fazer panquequinha ao invés de tortinha.

Pão Rosa

Ingredientes:

– 3 xícaras de farinha de trigo

– 1 xícara de farinha de aveia

– 1 beterraba

– 2 xícaras de água morna

– 5 colheres de sopa de azeite

– 2 colheres de sopa de chia

– 1 colher de sopa de linhaça

– 1 colher de sopa de açúcar mascavo (para a massa crescer)

– 1 colher de chá rasa de sal

– 20g de fermento biológico seco

Modo de preparo:

Triture a beterraba com a água no processador. Coloque os demais ingredientes em uma tigela e vá acrescentando a água com beterraba e mexendo até obter uma massa

homogênea. Por último coloque o fermento e modele em formatos variados. Deixe descansar em temperatura ambiente por 1h coberto com um pano. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos.

Como fazer espinafre para bebê na introdução alimentar

Panqueca de maça

Ingredientes:

– 1 maçã grande

– 1 ovo

– 1 colher de sopa de aveia em flocos

– 1 colher de chá de farinha de aveia

– 1 colher de sobremesa de chia

– Canela à gosto

Modo de preparo:

Bata a maçã no liquidificador até virar um purê. Bata com um garfo o ovo, adicione o purê de maçã, a aveia, a chia e a canela. Unte uma frigideira antiaderente e em fogo baixo, coloque a massa no tamanho desejado, deixando dourar dos dois lados.

Invista na aveia

Você viu como a aveia é ótima para o seu bebê? Invista nela e em alimentos saudáveis. A introdução alimentar é uma fase muito importante para qualquer criança.

É nela que o bebê vai aprender a comer, conhecer os alimentos e criar boas relações com a comida. E tem mais: o que ele aprende nessa fase, é o que ele vai levar para a vida toda. 

Se você estimular o consumo de alimentos saudáveis, o paladar do bebê vai ser saudável e, consequentemente, ele terá uma alimentação saudável e vai crescer forte e com saúde.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deixe seu Comentário

Compartilhe e pergunte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também

Introdução alimentar

Receita de Papinha de Ameixa para Bebê

A ameixa é um ótimo alimento para oferecer ao seu bebê. Além de ser super saudável, ela ainda tem poder laxante para auxiliar na prisão

Como fazer SEU BEBÊ GOSTAR DE TODOS OS ALIMENTOS

Todos os bebês que comem bem seguiram esse processo e você pode usá-lo a partir de HOJE