Dicas Fáceis: Bebê Com Refluxo

Dra Camila Garcia

Dra Camila Garcia

Bebê Com Refluxo, como proceder?

Bebê com Refluxo? Não fique assustada. O refluxo nada mais é que uma complicação gastrointestinal que infelizmente faz com que o alimento volte do estômago do bebê para o esôfago.

Uma coisa que parece assustadora, mas que é normal acontecer com alguns bebês. Muitas vezes, nem notamos que nosso bebê está com refluxo, outras vezes, isso pode causa desconforto, aparecendo com grande frequência.

Nesse caso, o Bebê Com Refluxo apresenta um caso de origem patológica. Ou seja, o tubo digestivo do bebê ainda está se desenvolvendo e por este motivo, passará por grandes mudanças durante seu primeiro ano de vida.

Se você notou que após as mamadas, seu bebê ficou inquieto e desconfortável, e que, além disso,  também chegou a regurgitar, não se assuste. Vou passar algumas informações para que você esteja preparada quando isso acontecer.

3 Informações Fundamentais Sobre o Bebê com Refluxo:

A primeira coisa que você deve saber é sobre os sintomas que um Bebê Com Refluxo apresenta. Alguns sintomas, podem ser percebidos se a mãe ficar atenta. Confira eles:

  • Mau hálito;
  • Choro após a amamentação ou alimentação;
  • Desconforto na região superior do abdômen;
  • Pressão no peito;
  • Rouquidão;
  • Regurgitação crônica.

É importante estar atenta a estes sinais e observe como ele reage após a amamentação. Se o seu bebê apresenta dificuldade em ganhar peso, se ele vomita toda vez após beber o leitinho e se ele não responde aos seus cuidados básicos, possivelmente o seu bebê está com refluxo.

Porém, não fique insegura, esses casos são normais em bebês com até um ano, pois como falei anteriormente, tudo está se desenvolvendo na região gastrointestinal. Além disso, entre o terceiro e quarto mês do bebê isso pode acontecer com mais frequência.

Bebê Com Refluxo Fisiológico

Se a palavra refluxo já assusta as mães, quando ela está acompanhada pela palavra “Patológico”, pode trazer ainda mais insegurança para a mãe de um Bebê com Refluxo. Cerca de 50% dos bebês sofrem de refluxo fisiológico (PAIS&FILHOS, 2016).

O Bebê com Refluxo Fisiológico, não precisa de um tratamento específico, pois não traz riscos à saúde da criança. Como o bebê ainda está em desenvolvimento, seu esôfago ainda está se formando, amadurecendo ao longo do seu primeiro ano de vida. 

Neste caso, o melhor remédio é o próprio leite materno da mãe. Como o leitinho da mãe é digerido de forma simples, ele vai proporcionar o rápido esvaziamento gástrico no bebê e isso fará a diminuição da ocorrência do retorno do líquido para o esôfago do bebê.

Bebê Com Refluxo Patológico

Já o Bebê com Refluxo Patológico, conhecido também como Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), tem uma doença crônica, sendo assim, ela é mais grave que o Refluxo Fisiológico, pois precisa de tratamento.

Nesses casos, o bebê poderá sentir náuseas, dor de garganta e azia. O diagnóstico é clínico e normalmente não precisa fazer exames. A principal característica de um Bebê com Refluxo Patológico são engasgos mais fortes e frequentes.

Cuidados:

– Não colocar o bebê para deitar logo após a mamada;
– Uso de um colchão antirrefluxo;
– Medicação para controle e alívio (com orientação do pediatra).

Qual a  Diferença entre Bebê com Refluxo e Engasgo?

Bebê com Refluxo

Primeiramente, o engasgo é um medo muito comum entre as mães. Pode ser que alguma mãe confunda o Refluxo com um Engasgo, por isso vamos tirar as dúvidas sobre este assunto. Dessa forma você vai ficar muito mais confiante caso aconteça com seu bebê.

Refluxo ocorre quando o alimento que foi ingerido volta do estômago para o esôfago. O engasgo é quando o bebê ingere um alimento e em vez de seguir pelo esôfago, chegando no estômago, penetra na laringe e pulmão, causando falta de ar.

O que é o Gag?

Gag é algo natural e esperado. Ele é uma proteção para o bebê não engasgar. O Gag vai acontecer, quando o bebê colocar um alimento maior na boca do que ele poderia engolir.

É uma ação super natural do bebê. Aqui em casa, a Juju tinha muito Gag no começo. Ela ainda tem um pouco, mas no começo é muito comum de acontecer e temos que pensar que isso acontece para a nossa tranquilidade.

Não tem nada que você possa fazer no momento do Gag. Devemos apenas ficar observando e vendo a criança lidar com aquele alimento sozinha.

Se a mãe tentar tirar o alimento da boca do bebê, corremos o risco de colocar o alimento ainda mais para dentro da boquinha do bebê. Nunca tente tirar o alimento da boca do seu filho com a mão.

Quando o engasgo ocorre,  é bem mais complicado, pois o bebê realmente precisa de ajuda. Ele não vai fazer nada, não vai estar respirando, não vai ter nenhuma reação, e é nessa hora que precisamos fazer a Manobra de Heimlich, para ajudar o bebê a desengasgar.

Manobra de Heimlich em bebês:

1) Apoie o bebê no braço, com a cabeça mais abaixo que o corpo. Deixe a boca do bebê aberta.
2) Dê 5 batidas com o “calcanhar” da mão nas costas do bebê, na região entre as escápulas.
3) Vire o bebê de barriga para cima, porém, mantenha a boca do bebê aberta. Inicie 5 compressões no osso do peito do bebê, logo abaixo da linha imaginária traçada entre os mamilos.
4) Repita esse processo até o bebê colocar para fora o alimento.

Conheça o Programa Nutri Bebê de Introdução Alimentar

Nenhuma mãe deseja passar por um episódio de engasgo ou de refluxo. Pensando nessas dúvidas e questionamentos que desenvolvi um Programa de Introdução Alimentar.

Nele, passo todas as informações sobre os primeiros cuidados com a alimentação do bebê, bem como os mitos que ouvimos sobre alimentos controversos que devem ser oferecidos até 1 ano do bebe e muito mais!

Conheça os módulos do Programa Nutri Bebê de Introdução Alimentar:

1 – Vamos começar do início.
2 – Bebê nutrido, bebê feliz!
3 – Sem medo de errar.
4 – Hábitos e atitudes.
5 – Simplifique o dia a dia.
6 – Meu bebê crescendo saudável e feliz.
7 – Olha mãe como eu cresci!

BÔNUS – Como preparar a comidinha do seu bebê na IA.GRAVAÇÃO DAS LIVES DA COMUNIDADE.

Mas, será que o programa realmente funciona?

Sim, o Programa Nutri Bebê de Introdução Alimentar realmente funciona. Através de um passo a passo, que eu, Nutricionista Camila, conduzirei você em uma verdadeira imersão para o aprendizado da Introdução Alimentar.

Por meio de video aulas, 100% online, você terá acesso a um Programa que vai responder todos os questionamentos relacionados a alimentação do seu bebê. Basta clicar no batão abaixo para ser direcionado para a página oficial do programa.

Lá, você vai preencher os seus dados como nome, e-mail e telefone, além de escolher a forma de pagamento. É possível pagar o Programa Nutri Bebê de Introdução Alimentar com boleto bancário ou cartão de crédito, sendo possível assim, parcelar em até 12x no cartão.

Feito esse procedimento, você receberá no e-mail fornecido o link para entrar no programa que ensina como realizar a Introdução Alimentar em seu bebê. A partir daí, é só iniciar o curso que eu Camila Garcia ensino. Aprenda tudo sobre a IA do seu bebê em pouco tempo!

Não perca a oportunidade e veja você mesma que aprender sobre IA é mais fácil do que você pensa! Recupere sua confiança, a tranquilidade de não se preocupar em levar pitacos de outras pessoas sobre como você está agindo e torne-se uma especialista na maternidade também!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deixe seu Comentário

Compartilhe e pergunte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também

Como fazer SEU BEBÊ GOSTAR DE TODOS OS ALIMENTOS

Todos os bebês que comem bem seguiram esse processo e você pode usá-lo a partir de HOJE