Bebê Saudável Desde a Gestação

Dra Camila Garcia

Dra Camila Garcia

Alimentação Saudável Para Bebês

Saiba Por Que a Alimentação Saudável Para Bebês é Importante

Oferecer uma Alimentação Saudável Para Bebês é um desafio atualmente. Muitas mães estão programadas para ter seus filhos, por este motivo, já pesquisam tudo sobre o que deve ser feito desde a sua gestação.

Entretanto, a grande maioria das mães recebem a notícia da gestação como uma surpresa. Deste modo, além passar por um susto ao receber a notícia, se sentem perdidas em relação ao que comer e o que oferecer para seus filhos posteriormente.

A verdade é que a Alimentação Saudável Para Bebês mudou muito com o passar dos anos. E é aqui que mora o perigo, pois muitas vezes as mães devem deixar seus bebês com outras pessoas enquanto estão no trabalho e essas pessoas não estão preparadas para continuar com o trabalho que ela iniciou de alimentação saudável.

Alimentação Saudável Para Bebês Desde a Gestação

O que ninguém sabe sobre Alimentação Saudável Para Bebês é que ela inicia ainda na gestação da mãe. Sendo assim, tudo o que a mamãe está ingerindo vai ir para o bebê e isso vai fazer com que ele já conheça o sabor dos alimentos depois que nascer.

Se uma mãe não possui uma alimentação balanceada, com frutas e verduras, por exemplo, é provável que seu bebê vai ter mais dificuldades em aceitar determinados tipos de alimentos depois.

Agora, se a mãe se preocupa com o que está ingerindo, possui uma alimentação balanceada e rica em nutrientes para seu filho, isso poderá ser um atalho para posteriormente educar o seu filho da maneira correta.

A alimentação da gestante deve ser equilibrada, nada em excesso e o mais saudável possível. Procure fazer a ingestão de alimentos naturais como verduras, legumes e frutas e tente evitar produtos industrializados e principalmente os que contenham cafeína. 

Tudo deve ser realmente equilibrado, se for ingerir algum tipo de doce, fazer em pequenas quantidades. A gestante deve procurar se alimentar várias vezes ao dia, realizando refeições ricas em micronutrientes.

A Gestante Poderá Tomar Todo Tipo de Líquido?

Sim, a gestante está liberada para tomar todos os tipos de líquidos que contenham os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. Entretanto, ela deverá cuidar com os líquidos que contenham cafeína, tais como: café e chá-preto, por exemplo.

Não fique assustada, não é necessariamente ser retirado totalmente do dia a dia, mas não podem ser consumidos com excesso. Bebidas alcoólicas não estão permitidas em nenhuma quantidade, existem comprovações de que o álcool pode ser prejudicial para o desenvolvimento do bebê.

Caso a gestante consome muito café, por exemplo, o ideal é diminuir para uma ou duas xícaras diárias.

Alimentação Saudável Para Bebês pós Gestação

Alimentação Saudável Para Bebês

A Alimentação Saudável Para Bebês deve continuar após o nascimento. Muitas mães pensam que após o nascimento não terá mais que se preocupar com o que estão ingerindo e isso é um grande erro.

Mesmo após o nascimento a mamãe deverá continuar com a preocupação de sua própria alimentação, isso porque ela estará em um período muito importante para seu filho: a amamentação.

Sendo assim, tudo o que a mamãe comer irá para o seu bebê também. Siga todas as recomendações da gestação, comendo tudo em equilíbrio e natural. A mamãe poderá comer mais frutas, verduras e legumes, para passar para o leite e para o bebê.

Outro ponto que precisamos salientar é a importância da amamentação. Além da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde (MS) também recomenda que o Aleitamento Materno seja exclusivo durante os 6 primeiros meses de vida do bebê.

Ou seja, durante os 6 primeiros meses do seu filho, ele vai precisar apenas do seu leite para se desenvolver. Não necessitando de nenhum outro líquido ou alimento, apenas com exceção para medicamentos recomendados pelo Pediatra.

Como Continuar Com a Alimentação Saudável Para Bebês Depois da Licença Maternidade?

Alimentação Saudável Para Bebês

Como falamos anteriormente é aqui que podem surgir obstáculos com a Alimentação Saudável Para Bebês. A saída da Licença Maternidade vai influenciar diretamente na alimentação do bebê.

Se a mamãe voltar ao trabalho quando seu filho estiver com 4 meses, ela deverá continuar com a amamentação ou com a introdução da fórmula infantil, caso não possua  tempo de realizar a retirada do leite, ou de voltar para casa e amamentar seu filho.

Agora, se a mãe voltar ao trabalho quando o seu bebê tiver 6 meses, ela deverá  realizar de forma devagar a introdução alimentar. Você deve estar se perguntando como lidar com parentes que opinam sobre a sua maneira de lidar com a alimentação saudável, certo?

Esta é uma das piores partes da introdução alimentar. Quando tem muita gente de fora interferindo, a cabeça da mãe fica confusa, além de deixá-la insegura se o que ela está fazendo é o certo.

Caso a criança fique com algum parente, seja sogra, tia ou avó o ideal é conversar e estudarem juntos a importância da introdução alimentar e da rotina, para que possam fazer tudo junto e igual.

A mãe deve explicar o porque ela deseja realizar de tal forma a introdução alimentar, mostrar que as recomendações mudaram com o passar do tempo e que hoje é diferente.

Levá-los nas consultas é um ótimo passo, mostrar o curso e as aulas do Nutri Bebê também pode ser muito útil para que todos entendam a importância de se ter uma rotina, pois essa fase é a mais importante para a alimentação saudável no futuro da criança.

É Necessário Uma Alimentação Saudável Para Bebês de 4 Meses?

Não, seu filho ainda não pode iniciar a transição para alimentos. Mas, é importante você ir estudando e conhecendo como irá funcionar a rotina quando ele atingir essa nova fase aos 6 meses.
Até os 6 meses, seu bebê não irá precisar de nada além do seu leite materno.

Como Fazer Quando o Bebê Não Quer Comer?

É normal o bebê não aceitar de primeira os alimentos. É tudo muito novo, as crianças estranham e não sabem o que fazer com aquele alimento. Elas não sabem se colocam na boca, se não deve colocar e ao colocar na boca não sabem lidar com o corpo estranho que estão experimentando. 

Aqui, muitas vezes as mães acabam ficando nervosas e por este motivo podem sentir medo e preocupação excessiva. O que deve ser feito é a mãe ficar tranquila e continuar oferecendo os alimentos ao bebê e com o tempo ele vai se acostumar com o que lhe é oferecido.

É normal o bebê não aceitar a tomar água no início da introdução alimentar. Tudo acontece por ser algo novo, desconhecido, mas com a força do hábito o bebê vai acostumar seu paladar e vai aceitar aos pouquinhos. 

Como Fazer Quando o Bebê Não Quer Comer E Não Dorme a Noite?

É importante observar porque o bebê parou de comer durante o dia e está querendo comer durante a noite. Provavelmente o leite está suprindo todas as necessidades do bebê e por este motivo ele não quer comer durante o dia.

A introdução alimentar deve ser realizada aos poucos. O bebê precisa entender que o leite só em si, não é mais o suficiente e que ele precisa se alimentar.

Conhecendo os alimentos, desenvolvendo a musculatura e aprendendo a mastigar.  
Para o bebê, tomar o leite é muito mais fácil, ele só precisa sugar e não mastigar fazendo esforço. O bebê vai preferir o leite por este motivo.

Para comer, o bebê vai precisar mastigar, fazer esforço e gastar mais energia e se a mãe sempre dar a opção da amamentação o bebê vai preferir o leito do que o alimento.

O Que Fazer Quando o Bebê Deseja Comer Sozinho, Mas Faz Bagunça?

Alimentação Saudável Para Bebês

Quando o bebê está chegando ao primeiro aninho, ele deseja ter mais autonomia. A mãe precisa dar isso a ele. O bebê está conhecendo tudo e precisa aprender a comer sozinho e usar os talheres.

Ele só irá aprender a comer corretamente com a prática. No início, vai ter bagunça até eles aprenderem, por isso é importante esse processo de contato com os alimentos além da boca. Como você aprendeu a andar de bicicleta? Caindo, com os bebês é igual.

Pegar, cheirar e se lambuzar faz parte da alimentação. Pode deixar ele conhecer tudo e com o tempo ele vai fazendo menos bagunça e entrando na rotina.

Conheça o Curso de Alimentação Saudável Para Bebês

Como você pode perceber, a Alimentação Saudável Para Bebês requer uma rotina e dedicação dos pais. Dessa forma, tudo vai ocorrer perfeitamente e seu bebê vai ter a qualidade de vida saudável no futuro.

Mas, para você que deseja ter um acompanhamento de perto, com uma nutricionista capacitada e que já ensinou o método T.A.A.S. para centenas de outras mães, basta clicar no botão abaixo.

Um curso que desenvolvi com muito amor, para ensinar as mães sobre como iniciar a Introdução Alimentar em seus bebês.

Com as informações corretas em suas mãos, as chances do seu bebê desenvolver problemas de saúde relacionados a nutrição diminuem drasticamente, como, por exemplo: obesidade, anemia, diabetes, entre outros.

Se você deseja que o seu bebê cresça bem nutrido, com uma saúde de ferro, ele precisa ter hábitos alimentares saudáveis. Veja o que você vai aprender com o método T.A.A.S da nutri Camila Garcia:

– Como identificar os sinais de prontidão do seu bebê;
– Por que a Introdução Alimentar é importante?
– Será que o seu bebê está comendo o suficiente?
– Como preparar as comidinhas?
– Os erros mais comuns e como evitá-los;
– Os principais alimentos, hábitos e atitudes a serem incentivadas;
– Como corrigir erros, caso você tenha errado no começo;

E muito mais!

Não perca a oportunidade e adquira agora mesmo o curso que poderá salvar a saúde do seu bebê! Invista em saúde, invista em você e seu filho.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deixe seu Comentário

Compartilhe e pergunte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também

Introdução alimentar

Receita de Papinha de Ameixa para Bebê

A ameixa é um ótimo alimento para oferecer ao seu bebê. Além de ser super saudável, ela ainda tem poder laxante para auxiliar na prisão

Como fazer SEU BEBÊ GOSTAR DE TODOS OS ALIMENTOS

Todos os bebês que comem bem seguiram esse processo e você pode usá-lo a partir de HOJE