O Que Oferecer De Café Da Manhã Para Criança De 1 Ano

Dra Camila Garcia

Dra Camila Garcia

A criança passa por diversas fases e cada uma delas exige uma rotina e adaptação da nossa parte. Quando ela completa 1 ano, vem a dúvida: o que oferecer de café da manhã?

A inclusão dessa refeição é a principal mudança na rotina alimentar da criança quando ela faz 1 ano.  Na verdade, ela deve ser inserida cada vez mais nos hábitos da família nessa idade.

O café da manhã é uma das principais refeições do dia e é importante que o bebê comece a adquirir esse hábito de uma nova refeição. Ela é indispensável não só em relação a colocar uma refeição a mais, mas também nutricionalmente.

A criança de 1 ano precisa de mais micronutrientes e uma refeição mais completa do que só leite como era só antes. Por isso precisamos complementar e colocar essa refeição a mais.

Veja também Guia de introdução alimentar

Como o café da manhã deve ser

café da manhã bebê de 1 ano na introdução de alimentos

Até 1 ano, a criança só precisava do leite materno ou fórmula quando acordava de manhã. Isso era suficiente, já que o leite é o principal alimento até essa idade. Depois, o leite passa a ser um complemento. 

leia mais sobre Método blw o que é

Nessa nova frase, o bebê precisa incrementar sua alimentação e, assim como no almoço e jantar, o café da manhã também precisa ser completo.

Para isso ele deve conter alimentos de 3 grupos alimentares:

  • Carboidrato: pão, pão de queijo, tapioca, panqueca
  • Proteína: leite e derivados, como queijo e iogurte, ovo
  • Frutas

O carboidrato serve para dar energia para essa criança. Ele não é o vilão como costumamos ouvir.  Não retire ele das refeições, apenas escolha as melhores opções. Pães tipo bisnaguinha não são recomendados. Ela contém muito açúcar, gorduras e não é saudável. Olhe sempre os rótulos.

A proteína pode continuar sendo o leite, mas vai vir como um complemento a mais. As frutas também devem estar na refeição, tanto pela questão nutricional como de hábito. Se você deixar de oferecer ou de expor a criança às frutas, cada vez mais ela vai deixar de consumir.

Mantenha a criança exposta aos alimentos

A exposição da criança aos alimentos é indispensável. Dessa forma, a fruta deve estar presente. Não se preocupe com a quantidade. Afinal, até esses dias o bebê só tomava o leite de manhã. Ele não vai comer muito mesmo.

Leia também: Horários na Introdução Alimentar

Não precisa determinar que tem que ser 300 ml de leite ou uma fruta inteira. Pode ser metade da fruta, pode ser metade do pão, pode ser um pouquinho de cada alimento. A intenção é complementar e aos poucos ir introduzindo esse novo hábito.

Assim como nas outras fases, é necessário um tempinho de adaptação também dessa criança para essa nova refeição. Assim, tenha paciência que logo ele entra nessa nova rotina.

O que oferecer no café da manhã

Eu sei que muitas mães têm dúvidas ou ficam sem saber exatamente o que oferecer no café da manhã. Assim, para ajudar, eu preparei 3 opções de cardápios para você oferecer aí na sua casa. Elas são super práticas e fáceis de preparar.

Antes de dar minhas sugestões, acho fundamental reforçar a importância de variar. Não precisa ser todo dia igual. Vamos variar, expor a criança aos mais diversos alimentos.

Opção 1:

Pão caseiro + iogurte natural + fruta

Opção 2:

Tapioca com queijo (minas ou muçarela) + fruta 

Opção 3:

Bolo sem açúcar + 1 copo de leite

Algumas recomendações importantes:

  • Quanto mais caseiro for o pão melhor, mesmo que ele seja comprado na padaria. 
  • Iogurte natural é aquele que só tem 2 ingredientes: leite e fermento. 
  • Bolo é permitido sem açúcar. Você pode adoçar com uva passa ou tâmara e fazer bolo de frutas, como de banana ou maça, ou de cenoura. 
  • O leite pode ser de vaca normal.
  • Nas frutas, você pode salpicar castanhas trituradas ou granola sem açúcar.

Refeição em família

É realmente importante que o café da manhã seja igual ao da família ou igual ao da mãe. Isso pelo cuidado com a sua alimentação e também pelo exemplo. 

Logo a criança de adapta e se acostuma com a nova refeição e, consequentemente, com os hábitos alimentares saudáveis. Deixe o cardápio bem parecido com o que você está acostumada para incentivar a criança a comer também.

Com 1 ano, não é só o café da manhã que pode ser igual ao da família, mas todas as refeições. Nessa idade ele já deve comer a mesma comida de todos, sem amassar ou cortes especiais. A partir de agora, o leite será um complemento e os alimentos fundamentais para esse bebê crescer forte e saudável.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deixe seu Comentário

Compartilhe e pergunte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também

Como fazer SEU BEBÊ GOSTAR DE TODOS OS ALIMENTOS

Todos os bebês que comem bem seguiram esse processo e você pode usá-lo a partir de HOJE