Método BLW – Como fazer para evitar engasgo e cortar os alimentos

Dra Camila Garcia

Dra Camila Garcia

O engasgo é um dos maiores medos das mães na fase de introdução alimentar. Quando falamos no método BLW – Baby Led Weaning (desmame guiado pelo bebê) logo o associam com o engasgo. 

Para evitar qualquer possibilidade de isso acontecer, o modo de cortar os alimentos é muito importante. Além disso, a segurança e confiança que você transmite ao bebê é o que fará a diferença nessa fase primordial da saúde do seu filho.

Logo, se você decidiu por esse método, fique tranquila. Com conhecimento você vai conseguir fazer uma introdução alimentar correta e garantir os bons hábitos alimentares do bebê com toda segurança e sem nenhum perigo.

O BLW é um método de introdução alimentar. Nele, o bebê é estimulado a comer sozinho, com as próprias mãos. Os alimentos não são amassados nem oferecidos na colher. Para isso, eles têm cortes seguros e adequados para que a criança segure e coma sozinha.

Por onde começar

frutas e engasgo metodo blw

Primeiramente, você deve saber que essa fase de introdução alimentar deve começar por volta dos 6 meses e quando o bebê tiver todos os sinais de prontidão. O que são esses sinais?

São características que você deve observar no seu bebê para saber se ele está realmente pronto para começar. Confira:

  • Seu bebê consegue manter a cabeça erguida, sem apoio? O controle da cabecinha é importante para a alimentação e deglutição, evitando que ele engasgue.
  • Seu filho consegue ficar ereto? Ele consegue se sentar sozinho, com o apoio da sua mão ou encostado em uma cadeira de alimentação? O bebê deve estar sempre sentado em posição vertical para comer para garantir que ele possa engolir os alimentos corretamente.
  • Ele consegue levar comida à boca? Nessa fase você já terá notado uma vontade incontrolável do seu bebê de levar tudo que pega à boca. É uma parte natural do aprendizado e do desenvolvimento sensorial.
  • Seu bebê consegue comunicar que está satisfeito? Bebês têm uma capacidade para nos dizer “não quero mais”, mesmo quando estão mamando no peito ou na mamadeira. 

Veja também Guia alimentar de frutas e legumes na introdução alimentar

Importâncias desses sinais

Observar esses sinais é indispensável para garantir uma introdução alimentar segura, seja com o BLW ou qualquer outro método. Por isso eu listei aqui todos esses sinais. 

A chance de engasgo não aumenta com o BLW porque o bebê está preparado para receber os alimentos sólidos. Assim, você tem que conhecer esses sinais para ter mais confiança.

No BLW os alimentos são cortados no comprimento, dessa forma, fica mais fácil para o bebê pegar, levar a boca e comer. Alimentos arredondados, como tomate cereja, uva e nozes não devem ser oferecidos inteiros. Algumas dicas para o bebê não engasgar:

  • Tenha segurança e confiança
  • Faça os cortes adequados nos alimentos
  • Não deixe o bebê sozinho
  • Verifique os sinais de prontidão

Com todos esses itens, dificilmente o bebê vai engasgar com os alimentos no método BLW.

Veja também perguntas e respostas sobre introdução alimentar

A abordagem e o engasgo

O BLW é um método que promove a autonomia do bebê, desenvolve a coordenação motora, estimula a autorregulação do bebê e favorece a experiência dele com os alimentos.  Ele aprende a comer sozinho e com as próprias mãos. Porém, como mãe, se você não estiver preparada, não adianta tentar. 

Não queira utilizar essa abordagem porque é legal, porque está moda ou porque sua amiga fez também. O principal medo das mães nessa fase de introdução alimentar é que o bebê engasgue e a maioria relaciona o engasgo com o método BLW. Assim, se você não estiver segura e confiante de que é o melhor método para você e o seu bebê, vocês dois ficarão frustrados.

Tudo o que você sente o bebê sente também. Se você estiver insegura quando oferecer os alimentos, ele também vai ficar inseguro.  Por isso ele não vai aceitar bem os novos alimentos.

Confie no seu filho. Se o bebê já tem 6 meses e todos os sinais de prontidão, dificilmente ele vai engasgar.  Esses sinais mostram que o seu bebê está pronto para receber os alimentos, que ele vai conseguir mastigar e engolir.

O BLW é muito seguro e se você optar por ele, busque informações corretas e de confiança para praticar com seu bebê. Aprenda os cortes corretos e não precisa ficar com medo.

Esse medo do engasgo é comum, mas é importante que você saiba que a maioria dos engasgos geralmente ocorre com líquidos e com alimentos sólidos é difícil. E se o bebê ou você não se adaptar ao método, está tudo bem, você pode fazer o tradicional ou até o participativo, que é a união dos 2 métodos. 

Não existe o melhor método, existe o melhor para você e para o seu bebê. Fique tranquila e passe confiança e segurança para o seu bebê que eu sei que vai dar tudo certo.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deixe seu Comentário

Compartilhe e pergunte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também

Como fazer SEU BEBÊ GOSTAR DE TODOS OS ALIMENTOS

Todos os bebês que comem bem seguiram esse processo e você pode usá-lo a partir de HOJE