Congelar a comida do bebê é uma ótima opção se você não tem muito tempo para preparar todos os dias.
Introdução alimentar é um período de aprendizado do bebê e você deve garantir que ela seja bem feita. Como? Com alimentos saudáveis.
Antes de mais nada, quero reforçar que a introdução alimentar é uma fase de transição do bebê, na qual ele passa do leite materno ou fórmula para os alimentos sólidos. Esse período é muito importante, porque ele deve conhecer os alimentos e aprender a comer de modo saudável.
Horários das refeições na introdução.
Quando nasce, o bebê não sabe comer e tem paladar neutro. É a partir dos alimentos que nós oferecemos que ele forma o paladar. E você já sabe, quanto mais saudável melhor para o bom desenvolvimento dele.
Desse modo, você deve garantir alimentos de qualidade e que contribuem com o seu crescimento saudável.
“Mas Camila, eu trabalho fora e não tenho tempo de cozinhar para meu bebê.” Essa é uma situação muito comum. Será que tem como garantir uma comidinha saudável para seu bebe todos os dias mesmo sem tempo?
Congele a comida do seu bebê
Sim, você pode e deve, neste caso, congelar a comida. Tem gente que acha que perde os nutrientes, não fica gostosa e por isso não congela.
Saiba que qualquer alimento perde um pouco de nutrientes quando você manipula, mesmo assim, congelar é melhor que oferecer qualquer coisa, como papinhas ou alimentos industrializados.
Comida caseira congelada facilita a vida e o dia a dia das mamães, mas alguns cuidados são imprescindíveis. Confira algumas dicas:
- Tire um dia da semana para cozinhar, assim você garante a comida de vários dias.
- Na introdução alimentar o bebê come pouco, então não exagere na quantidade.
- O ideal é congelar em pequenas porções para não haver desperdício. Além disso, fica mais prático para a pessoa que vai ficar com seu bebê oferecer.
- Nessa fase o bebê deve comer os alimentos individualmente, por isso, separe os alimentos para congelar.
- Os alimentos podem ser congelados cozidos ou crus, como você preferir.
- Nessa fase não use sal, apenas temperos naturais, como cebola, alho, manjericão, alecrim, cebolinha, salsinha, etc. A comida do bebê não precisa ser sem gosto.
- Dê preferência por potes de vidro para congelar.
- Congelada, a comida dura até uns 30 dias.
- Embale bem a comida e anote os dias que você preparou para não esquecer.
- O descongelamento deve ser feito dentro da geladeira e nunca em temperatura ambiente. O alimento pode também ser levado direto para preparo.
- Prefira aquecer a comida em banho maria. Se usar micro-ondas, colocar em prato ou pote de vidro
- Depois que descongelar, não pode recongelar.
Cuidados com os alimentos
A comida pode ser conservada na geladeira por um dia. Por exemplo, fez o almoço, na geladeira vai durar até o almoço do dia seguinte. É muito pouco tempo mesmo, por isso a melhor opção é congelar.
Na minha casa eu uso muito o congelamento, porque traz muita praticidade. Quando minha filha Julia era pequena, eu usava forminhas de gelo para congelar os alimentos. Funcionava muito bem e o tamanho era ideal para a porção de cada refeição do seu bebê.
Com isso, não tem esse desperdício. Sem falar que é super prático também na hora de congelar e descongelar. É preciso apenas cuidado para manter a forminha tampada, para evitar o contato com outros itens do congelador e não pegar cheiro.
- Quando Iniciar Alimentos Alergênicos
- Tipos de Alergia alimentar no bebê: como identificar sintomas e tratar
Papinhas industrializadas
As papinhas industrializadas não são recomendadas. É certo que a composição delas nos dias atuais melhorou muito, mesmo assim confira algumas razões para não oferecer:
- A textura e a consistência não são ideias e não favorecem a mastigação do bebê, atividade fundamental nessa fase.
- Os alimentos ficam todos misturas e dificuldade a percepção de cada sabor individualmente pelo bebê, como deveria ser.
- Os micronutrientes e vitaminas dos alimentos in natura são muito mais absorvidos pelo organismo da criança do que os que tem nas papinhas industrializadas.
- Essas papinhas não tem o tempero da família, que é muito importante para a formação do paladar desse bebê.
Veja também: Volta ao trabalho e introdução alimentar: como garantir uma comidinha saudável e prática
Alimentação saudável desde cedo
Introdução alimentar é coisa séria. Não podemos oferecer qualquer coisa para nossos filhos. Depois é possível mudar sim, mas será mais difícil.
Se você começa do jeito certo, a criança já cresce comendo alimentos saudáveis e isso certamente resultara em bons hábitos alimentares, o que garante que ele vai crescer e se desenvolver.
Fuja dos alimentos industrializados, eles são ricos em açucares, gorduras, aditivos, conservantes, entre outras coisas e além de prejudicar o paladar do bebê, que está sendo formado, ainda dificuldade a aceitação de novos alimentos.
Não tem desculpa, se você trabalha e está sem tempo de preparar a comidinha saudável do seu bebê, pode congelar e garantir assim a alimentação dele. E se você não trabalha e mesmo assim quer mais praticidade para o dia a dia e ter mais tempo para aproveitar o seu bebê, pode congelar também.
Nada como uma comida feita na hora, mas dá sim para comida congelada ser gostosa e saudável.
Quer ensinar seu bebê a comer de tudo? Conheça o Nutri Bebê, o meu método de introdução alimentar que já foi assistido por mais de 6 mil mães.
Uma resposta
Adorei as dicas. Com certeza vou seguir. Só fiquei com dúvida do que usar para tapar as forminhas, já que elas não vem com tampa.
Obrigada.