O lanche da tarde é uma das refeições que o bebê deve fazer logo que começa a introdução alimentar, com uma fruta. Depois de 1 ano esse lanche da tarde será incrementado.
Logo, se você está sem ideias do que oferecer, está no lugar certo. Vou te dar dicas e receitas.
Antes de dar algumas dicas e receitas, é importante lembrar que nessa fase de 1 ano, o bebê ainda está na fase de introdução alimentar. Ou seja, o seu paladar ainda está em formação e é muito importante oferecer alimentos de qualidade, que sejam saudáveis.
Esse período é de aprendizado e dura até os 2 anos, quando o paladar estará formado. Dessa forma, se você oferece alimentos industrializados, o paladar do seu bebê não será saudável. Por isso a atenção deve ser grande com a qualidade e variedade dos alimentos.
Sim, variedade. Na introdução alimentar o ideal é que a criança tenha contato com o maior número de alimentos possíveis para conhecê-los. Não precisa comer muito em relação a quantidade, a exposição dele é o mais importante.
Bebê de 1 ano
Até 1 ano, o lanche do bebê da manhã e da tarde era só fruta. Com 1 ano já podem ser incluídos outros tipos de alimentos e preparações. Inclusive, nessa idade, já pode colocar sal na comida, mas em pequena quantidade, com moderação.
Como o paladar ainda está sendo formado, é importante você oferecer alimentos nutritivos, saudáveis e gostosos para o seu filho. Para isso vou deixar algumas receitas para você fazer aí na sua casa. Elas servem para o lanche da tarde, para um lanche da escola e até mesmo para levar em viagens quando for sair da rotina.
Veja também: O que oferecer de café da manhã para criança de 1 ano
Biscoito de polvilho
Ingredientes:
200 ml de água fervente
150 ml de óleo de canola
200ml de leite
100 g de polvilho azedo
1 ovo grande
1 colher de sopa de chia
1 colher de café de sal
Modo de fazer:
Em um recipiente, coloque polvilho, a chia e o sal. Adicione metade da água fervente, do óleo e do leite e misture bem até formar uma massa empelotada.
Acrescente a outra metade da água fervente, do óleo, do leite e misture bem até formar uma massa homogênea. Por último coloque o ovo e mexa bem. Coloque a mistura em um saquinho plástico com a ponta cortada e molde os biscoitos.
Em uma assadeira (não precisa untar), leve ao forno pré-aquecido a 200° por aproximadamente 20 minutos até ficar douradinho.
Bolinho de maçã e tâmara
Ingredientes:
1 xícara de tâmaras sem caroço picadas
150 ml de água
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de manteiga sem sal amolecida
1 ovo
3 maçãs pequenas descascadas sem sementes e raladas
1 xícara de farinha de arroz
Modo de preparo:
Em uma panela coloque as tâmaras picadas e a água e leve ao fogo até ferver. Na batedeira, bata a manteiga e o ovo até virar um creme homogêneo. Adicione a maçã ralada, as tâmaras com o líquido e misture bem.
Adicione a farinha, misture e acrescente o fermento. Coloque a mistura em uma forma e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos.
Panquequinha de banana fácil
1 ovo
1 banana
1 colher de sobremesa de chia
Canela a gosto
Modo de preparo:
Com um garfo bata o ovo e a amasse a banana. Misture todos os ingredientes até dar liga. Coloque uma camada fina em uma frigideira antiaderente em fogo baixo e vire para dourar dos dois lados.
Pão de queijo de mandioquinha
Ingredientes
1 xícara de mandioquinha cozida
1 xícara de polvilho doce
1 xícara de polvilho azedo
1 xícara de azeite
Alecrim triturado à gosto
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes até formar uma massa que dê para moldar. Se ficar muito seca, acrescente um pouco da água usada para cozinhar a mandioquinha.
Faça bolinhas ou outras formas. Incentive seu filho a participar estimule a criatividade. Coloque em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos. Lembre-se que quanto maior for o formato do pão de queijo, mais tempo de forno.
Na Lancheira da Juju, você aprende a preparar o lanche escolar e para o café da manhã rápidos e saudáveis
Hábitos Alimentares
Além de formar o paladar da criança até os 2 anos, nós estamos formando os hábitos alimentares que ela vai levar para a vida toda.
Dessa forma, se você quer ver seu filho comendo bem, crescendo e se desenvolvendo com saúde, invista em alimentos de verdade. Evite frituras e industrializados, principalmente o açúcar, que só é recomendado depois dos 2 anos.
Enquanto isso, aproveite para expor seu filho aos mais variados alimentos. Se tiver dificuldade em fazê-lo comer alguns tipos de alimentos, aproveite para prepararem juntos.
Chame ele para ajudar na cozinha, assim você mostra os alimentos e incentiva ele a comer depois. Vai ser um ótimo momento para vocês em família e para garantir uma alimentação mais saudável.
Leia também: Bebê Fez 1 Ano E Parou De Comer. E Agora? Principais Motivos