Lanche da tarde para bebê de 1 ano: Dicas e Receitas

Dra Camila Garcia

Dra Camila Garcia

O lanche da tarde é uma das refeições que o bebê deve fazer logo que começa a introdução alimentar, com uma fruta. Depois de 1 ano esse lanche da tarde será incrementado. Logo, se você está sem ideias do que oferecer, está no lugar certo.

Antes de dar algumas dicas e receitas, é importante lembrar que nessa fase de 1 ano, o bebê ainda está na fase de introdução alimentar. Ou seja, o seu paladar ainda está em formação e é muito importante oferecer alimentos de qualidade, que sejam saudáveis.

Esse período é de aprendizado e dura até os 2 anos, quando o paladar estará formado. Dessa forma, se você oferece alimentos industrializados, o paladar do seu bebê não será saudável. Por isso a atenção deve ser grande com a qualidade e variedade dos alimentos.

Sim, variedade. Na introdução alimentar o ideal é que a criança tenha contato com o maior número de alimentos possíveis para conhecê-los. Não precisa comer muito em relação a quantidade, a exposição dele é o mais importante.

Bebê de 1 ano

Até 1 ano, o lanche do bebê da manhã e da tarde era só fruta. Com 1 ano já podem ser incluídos outros tipos de alimentos e preparações. Inclusive, nessa idade, já pode colocar sal na comida, mas em pequena quantidade, com moderação.

Como o paladar ainda está sendo formado, é importante você oferecer alimentos nutritivos, saudáveis e gostosos para o seu filho. Para isso vou deixar algumas receitas para você fazer aí na sua casa. Elas servem para o lanche da tarde, para um lanche da escola e até mesmo para levar em viagens quando for sair da rotina.

Biscoito de polvilho

Ingredientes:

200 ml de água fervente

150 ml de óleo de canola

200ml de leite

100 g de polvilho azedo

1 ovo grande

1 colher de sopa de chia

1 colher de café de sal

Modo de fazer:

Em um recipiente, coloque polvilho, a chia e o sal. Adicione metade da água fervente, do óleo e do leite e misture bem até formar uma massa empelotada.

Acrescente a outra metade da água fervente, do óleo, do leite e misture bem até formar uma massa homogênea. Por último coloque o ovo e mexa bem. Coloque a mistura em um saquinho plástico com a ponta cortada e molde os biscoitos.

Em uma assadeira (não precisa untar), leve ao forno pré-aquecido a 200° por aproximadamente 20 minutos até ficar douradinho.

 

Bolinho de maçã e tâmara

Ingredientes:

1 xícara de tâmaras sem caroço picadas

150 ml de água

2 colheres de chá de fermento em pó

1 colher de chá de manteiga sem sal amolecida

1 ovo

3 maçãs pequenas descascadas sem sementes e raladas

1 xícara de farinha de arroz

Modo de preparo:

Em uma panela coloque as tâmaras picadas e a água e leve ao fogo até ferver. Na batedeira, bata a manteiga e o ovo até virar um creme homogêneo. Adicione a maçã ralada, as tâmaras com o líquido e misture bem.

Adicione a farinha, misture e acrescente o fermento. Coloque a mistura em uma forma e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos.

Panquequinha de banana fácil

1 ovo

1 banana

1 colher de sobremesa de chia

Canela a gosto

Modo de preparo:

Com um garfo bata o ovo e a amasse a banana. Misture todos os ingredientes até dar liga. Coloque uma camada fina em uma frigideira antiaderente em fogo baixo e vire para dourar dos dois lados.

Pão de queijo de mandioquinha

Ingredientes

1 xícara de mandioquinha cozida

1 xícara de polvilho doce

1 xícara de polvilho azedo

1 xícara de azeite

Alecrim triturado à gosto

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes até formar uma massa que dê para moldar. Se ficar muito seca, acrescente um pouco da água usada para cozinhar a mandioquinha.

Faça bolinhas ou outras formas. Incentive seu filho a participar estimule a criatividade. Coloque em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos. Lembre-se que quanto maior for o formato do pão de queijo, mais tempo de forno.

Hábitos Alimentares

Além de formar o paladar da criança até os 2 anos, nós estamos formando os hábitos alimentares que ela vai levar para a vida toda.

Dessa forma, se você quer ver seu filho comendo bem, crescendo e se desenvolvendo com saúde, invista em alimentos de verdade. Evite frituras e industrializados, principalmente o açúcar, que só é recomendado depois dos 2 anos.

Enquanto isso, aproveite para expor seu filho aos mais variados alimentos. Se tiver dificuldade em fazê-lo comer alguns tipos de alimentos, aproveite para prepararem juntos.

Chame ele para ajudar na cozinha, assim você mostra os alimentos e incentiva ele a comer depois. Vai ser um ótimo momento para vocês em família e para garantir uma alimentação mais saudável.

Leia também: Bebê Fez 1 Ano E Parou De Comer. E Agora? Principais Motivos

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Deixe seu Comentário

Compartilhe e pergunte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também

Blog
rgarciacolina@yahoo.com.br

Bebê com 4 meses pode comer papinha?

Com 4 meses, o bebê não pode ainda comer papinha nem nada. A principio, nessa idade ele não está preparado e a introdução dos alimentos

Como fazer SEU BEBÊ GOSTAR DE TODOS OS ALIMENTOS

Todos os bebês que comem bem seguiram esse processo e você pode usá-lo a partir de HOJE