Nutri Camila Explica: Método BLW (Baby Led Weaning)
Oie. Tudo bem? Já ouviu falar sobre o Método BLW? Se já ouviu falar, porém tem muitas dúvidas a respeito desta prática, não se preocupe. Irei explicar detalhadamente a você, e vou tirar todas as suas dúvidas a respeito deste método que há pouco tempo está no Brasil.
Com uma sigla estranha, o Baby Led Weaning – BLW vem conquistando o seu espaço no Brasil. A expressão vem do inglês e sua tradução significa: “Desmame conduzido pelo bebê.”
Sim, isso mesmo. Será o bebê que irá levar a sua própria comida até a boca. “Mas, como meu bebê vai se alimentar sozinho com apenas 6 meses?” Antes de responder esta pergunta, vamos entender o conceito da prática e quem a criou.
Como surgiu o Método BLW?
O Método BLW foi criado e aprimorado na Nova Zelândia e no Reino Unido. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses são os países líderes em obesidade, seguidos pelos Estados Unidos e Austrália.
Mas, por que estes países são líderes em obesidade? Simples, os alimentos ultraprocessados predominam as refeições da população. Por este motivo, o Método BLW foi desenvolvido, para colocar o bebê em contato com alimentos naturais, desde o seu primeiro contato com a alimentação sólida.
Gill Rapley e Tracey Murkett publicaram um livro em 2008 chamado: “Baby-led weaning”. As autoras foram pioneiras, na prática, e realizaram estudos com 655 mães de bebês entre 6 e 12 meses.
Elas coletaram dados importantes com essas mães sobre o desmame e o processo da introdução alimentar, bem como as experiências das mesmas com seus filhos. Além de reparar que o aleitamento materno exclusivo, foi maior entre as mães que não aderiram ao método.
O objetivo das autoras foi caracterizar as mães que seguiram o Método BLW como um plano para a introdução alimentar de seus bebês e ainda avaliar e descrever as atitudes e comportamentos dos filhos alinhados a metodologia utilizada.
Quais foram os resultados do Método BLW?
Agora que você já entendeu como surgiu a ideia do Método BLW, vou explicar a metodologia aplicada. Depois que o livro de Rapley e Murkett foi lançado, outros pesquisadores também começaram a se interessar pela ideia.
Já se passaram mais de uma década desde a publicação do livro. Ainda existem muitos questionamentos, mas as linhas de pesquisas já ganharam forma. De qualquer modo, o Método BLW apresentou dados significativos.
As mães que utilizam o método amamentam seus filhos por mais tempo. Isso acontece, devido ao fato, delas não se auto cobrarem no quesito Introdução Alimentar. Como o método é conduzido pelo bebê, as mães ficam mais seguras e não sentem a pressão de ver seu filho comendo.
Outro dado importante, ao iniciar a prática BLW, as mães não ficaram tão nervosas e ansiosas com o peso do bebê. Sendo assim, esses resultados podem interferir de forma positiva nas escolhas alimentares e experiências durante essa etapa de Introdução Alimentar.
Se você quer aprender mais sobre a Introdução Alimentar, clique no botão abaixo e conheça meu curso: Programa Nutri Bebê de Introdução Alimentar. Através de vídeo aulas, você vai aprender tudo o que é importante para esse momento de descobertas.
Metodologia BLW
O método é originário de dois países líderes em obesidade. Além disso, esses locais não possuem um padrão alimentar tradicional. Por exemplo, aqui no Brasil a introdução alimentar é baseada no padrão tradicional: feijão, arroz, carne e hortaliças.
Entretanto, na Nova Zelândia e Reino Unido esse padrão tradicional não existe. Ao deixar o bebê como protagonista das suas refeições, oferecendo alimentos que vêm da natureza, o método BLW faz com que o bebê seja exposto a muitos alimentos saudáveis.
Sendo assim, a mãe vai mostrando um alimento diferente por dia ao bebê e com paciência e dedicação, ele vai descobrindo novas texturas, gostos e sabores dos alimentos.
Para dar início ao Método BLW, certifique-se que seu bebê já consegue sentar-se sozinho. Além disso, observe se ele já possui movimentos mais controlados com suas mãos.
Prepare seu bebê para esta experiência, vista ele de maneira que você não se preocupe com sujeira e jamais deixe ele sozinho na hora da experimentação.
Agora, você deve estar se perguntando qual o momento ideal para iniciar a introdução alimentar de fato. Aqui em casa, iniciei a Introdução Alimentar com a Juju pelas manhãs.
Em cada dia da semana, sempre no mesmo horário, eu deixava a Juju experimentar uma frutinha diferente. Aos poucos ela foi conhecendo as frutinhas, os sabores e logo já estava comendo.
Outra dica para o início dessa etapa é escolher um horário em que toda a família esteja reunida. Isso vai servir de exemplo para a criança, pois ela irá visualizar como os adultos fazem para levar o alimento até a boca.
Quais Alimentos o Método BLW Permite?
Como o método foi desenvolvido para dar autonomia ao bebê, todos os alimentos ofertados à criança devem ser fáceis de segurar. Nessa fase, o bebê ainda não sabe segurar um alimento utilizando o polegar e o indicador.
Ele irá segurar o alimento com a mão inteira. Sendo assim, procure oferecer alimentos que você já cozinhou, ou que não sejam muito duros para a criança experimentar, mastigar e engolir.
Vamos listar a seguir, alguns alimentos para utilizar durante o método BLW. São apenas algumas sugestões, pois para uma prática completa é necessário contatar uma nutricionista infantil.
– Cenourinha, batata, abobrinha, inhame, chuchu, brócolis.
– Pêra, banana, melão e mamão cortados em pedaços pequenos.
– Ovo cozido.
– Carne ou frango em pedaços pequenos e macios.
Sempre tenha no pratinho da criança um alimento para cada grupo alimentar: proteínas, carboidratos, leguminosos, verduras e legumes.
Caso o bebê não coma tudo, não fique chateada, pois, é normal que ele cheire, chupe ou apenas brinque com a comida e está tudo bem. Lembre que é uma fase de aprendizado!
Como Você Deve Proceder?
Como comentado anteriormente, seu bebê estará experimentando tudo. O importante é você manter a calma e ter muita paciência. É fundamental que seu bebê esteja descansado para a hora da introdução alimentar.
Se ele estiver descansado, a hora da refeição será divertida e trará resultados positivos. Jamais tire um alimento da mão do bebê enquanto ele estiver experimentando, ou apenas brincando com o alimento.
É isso que fará a diferença no aprendizado dele. Quando o bebê toca os alimentos, sente e experimenta, além de sentir o gosto, ele vai conhecer suas texturas, cores e tamanhos.
Além de ser uma fase de descobertas para o bebê, a Introdução Alimentar é uma fase divertida. Você poderá registrar em fotos todas as caras e bocas que o seu bebê estiver fazendo ao experimentar os alimentos.
Porém, mesmo sendo uma fase divertida, o seu filho precisa aprender tudo o que for possível sobre os hábitos alimentares saudáveis. Tudo o que ele aprender sobre alimentação nessa fase será levada para sua vida quando adulto.
Depois de muito aprendizado, muitas experimentações e descobertas, você vai perceber que o seu bebê vai reduzir o consumo do leite materno (ou fórmula), não porque ele não gosta do seu leite, mas, porque ele não está com fome.
Você deve continuar com o leite materno até os 2 anos da criança.
Benefícios do Método BLW
A proposta do Método BLW é fazer com que seu bebê tenha total autonomia para se alimentar. Vou contar alguns benefícios que o método entrega:
– Conhecer o sabor do alimento sem estar misturado em papinhas;
– Controle do apetite, fazendo com que o bebê não coma em excesso;
– Variedade de alimentos saudáveis;
– Desenvolvimento da coordenação motora.
Citei os benefícios, mas isso não quer dizer que a BLW é o melhor método de Introdução Alimentar na sua casa. Quem irá decidir isso é você e o seu bebê, o método que melhor funcionar para vocês é o certo.
O que mais você precisa saber?
É muito importante conhecer realmente tudo sobre o Método BLW antes de iniciar com o seu bebê. Procure informações com um Nutricionista Infantil, pois este é o profissional especializado em Introdução Alimentar.
No caso do Método BLW, como é oferecido o alimento para o bebê, devo salientar que os tipos de cortes devem ser diferentes. Primeiramente devemos sempre pensar na segurança da criança, ela precisa segurar o alimento com as mãos de modo que se sinta confortável.
Os bebês ainda não sabem fazer o movimento de “pinça” com os dedos. Eles irão pegar o alimento em suas “mãozinhas” por isso o corte do alimento deve ser em formato longitudinal (comprido) e fino.
Com esse tipo de corte, o bebê irá conseguir pegar o alimento na mão de forma segura e assim, levar até sua boca para comer. Isso no início da Introdução Alimentar, mais para frente o bebê vai aprender a fazer o movimento de pinça e então os cortes serão diferentes.
Outra questão é sobre o engasgo. Muitas mães pensam que com o Método BLW o engasgo poderá acontecer mais fácil. Porém, a probabilidade do bebê se engasgar é pequena.
Você estará ao lado dele, mostrando a confiança que tem no seu bebê. O engasgo é muito mais comum de acontecer com líquidos do que com alimentos sólidos.
Existe Uma Parte Ruim do BLW?
Não existe um lado ruim sobre o Método BLW. O que existem são pequenas “desvantagens” ao iniciar com esse tipo de Introdução Alimentar. Algumas mães dizem que não podem nem chamar de desvantagens, mesmo assim, vou compartilhar elas com você.
A principal “desvantagem” do método é a sujeira e a bagunça. O bebê vai pegar os alimentos, pode ser que caia da sua mão, ele pode amassar o alimento com suas mãos e isso causa aquela bagunça na hora da alimentação.
Basta você já estar preparada para tudo, pois se lembre que este momento, além de ser aprendizado, deve ser divertido. Prepare o ambiente, forre o chão com algum tipo de papel ou plástico e utilize um cadeirão e até mesmo um babador que sejam fáceis de limpar.
O segundo ponto de desvantagem do Método BLW é a questão do desperdício. A maior parte do alimento irá acabar caindo no chão do que indo até à boca do bebê. Ofereça devagar os alimentos, não coloque vários pedaços de uma só vez em frente a ele.
Dessa forma, conseguimos evitar um pouco o desperdício.
Veja também: Será que o BLW é para você?
Conheça o Método NUTRI BEBÊ
Para realizar o Método BLW a mãe deve estar segura e confiante, caso contrário não inicie com esse método. Prepare sempre os cortes, e o ambiente para iniciar a Introdução Alimentar, não apenas para o BLW, mas para outros tipos de métodos.
Foi pensando em todas as dúvidas que as mães possuem sobre a Introdução Alimentar, que resolvi desenvolver um curso falando sobre o tema. Um programa com base no método: Nutri bebê.
Dessa forma, qualquer mãe irá conseguir realizar uma introdução alimentar adequada, e sem ficar com dúvidas. Ao clicar no botão abaixo, você será redirecionada para a página oficial do curso.
Se você possui dúvidas, se você está se sentindo insegurança, sobre como iniciar a Introdução Alimentar na rotina do seu filho, o curso que desenvolvi é a solução para todos esses sentimentos.
Dentro do curso você vai encontrar:
– Como identificar os sinais de prontidão do seu bebê;
– Por que a Introdução Alimentar é importante?
– Será que o seu bebê está comendo o suficiente?
– Como preparar as comidinhas?
– Os erros mais comuns e como evitá-los;
– Os principais alimentos, hábitos e atitudes a serem incentivadas;
– Como corrigir erros, caso você tenha errado no começo;
E muito mais!
O curso está sempre recebendo atualizações, possui suporte e material de apoio. Você não vai se sentir perdida e vai poder contar com o apoio de outras mães que também estão iniciando essa etapa na vida dos seus bebês.
Faça hoje mesmo a sua inscrição no curso e veja que com apoio, com material de qualidade, que apenas uma profissional da Nutrição possui a Introdução Alimentar na sua vida vai ser muito mais fácil e divertida.
10 respostas