Dicas Fáceis: Papinhas Para Bebê

Dra Camila Garcia

Dra Camila Garcia

Como-Fazer-Papinhas-Para-Bebê

Nutri Camila Revela: Como Fazer Papinhas Para Bebê

Oiee, tudo bem? Ao iniciar a introdução alimentar do bebê vem a pergunta: “Como Fazer Papinhas Para Bebê?” Essa é a pergunta mais recorrente entre as mães. Dicas de avós, tias e madrinhas sempre surgem, mas será que o que elas dizem está correto?

Primeiramente, você deve entender que esta é uma fase muito importante para a saúde do seu bebê. Isso porque, caso ele não se adapte a rotina de alimentação saudável nessa etapa, seu bebê terá consequências na alimentação no futuro.

Doenças como a obesidade e a anemia, são algumas das consequências que seu bebê poderá ter ao longo da vida. Mas, isso tudo poderá ser evitado, basta ele seguir uma dieta equilibrada e com muita paciência a mãe irá conseguir fazer que o bebê coma de tudo.

Mas, Como Fazer Papinhas Para Bebê de forma correta? Continue lendo o artigo para descobrir todas as dicas para você fazer uma papinha deliciosa e saudável para o seu bebê.

Técnica BLW na Introdução Alimentar

Antes de eu falar sobre o que você precisa saber sobre Como Fazer Papinhas Para Bebê, vou falar sobre uma técnica que chegou ao Brasil a pouco tempo, mas que já é um sucesso e educa a criança para comer de tudo.

Este conceito foi desenvolvido por uma consultora de saúde britânica. Seu nome é Gill Rapley e ela escreveu um livro em 2008 abordando o tema. Este movimento é bem conhecido na Europa e nos EUA, sendo que a pouco tempo chegou ao Brasil.

A sigla BLW vem do inglês e significa “Baby-led Weaning”, ou em português “Desmame Conduzido Pelo Bebê”.  A base deste movimento é o incentivo de alimentos sólidos, após os 6 meses do bebê, com pedaços e textura original do alimento.

Ou seja, desta forma, os alimentos não serão processados no liquidificador ou batidos e esmagados como  feitos nas papinhas de antigamente. Os alimentos serão cortados e macios o suficiente para que o bebê consiga se alimentar sozinho.

Para iniciar a técnica do BLW é importante que seu bebê já consiga sentar com firmeza. Esta técnica pode parecer estranha, visto que o seu bebê irá se alimentar sozinho. Entretanto, a técnica já é usada há muitos anos, sem que as mães soubessem do nome dela.

Explico melhor sobre esta técnica no meu e-book: Como Fazer a Introdução Alimentar. Para conhecê-lo, basta clicar no botão abaixo.

Dicas Sobre Como Fazer Papinhas Para Bebê

Como Fazer Papinhas Para Bebê

Essa é a pergunta líder no ranking sobre a introdução alimentar do bebê. Como Fazer Papinhas Para Bebê pode parecer complicada para algumas mães. Por este motivo, é importante salientar algumas dicas que são essenciais para esta fase.

Sabemos que nesta fase, surgem diversas opiniões a respeito da alimentação. As avós sempre dão seus pitacos, podendo dizer que faziam de determinado modo quando você era criança e que agora você está grande e forte.

Mas, desde que você era um bebê o modo como tratamos a introdução alimentar evoluiu e passou por muitas mudanças. Por exemplo, atualmente bater os alimentos em um liquidificador não é mais o correto.

Vou explicar como tudo deve ser feito, quais são os alimentos que devem estar presente no pratinho do seu filho e como você poderá introduzi-los na rotina do seu filho. 

Lembrando que o dentro do meu curso Programa Nutri Bebê de Introdução Alimentar, ensino tudo com vídeo aulas, de uma forma descomplicada e de simples entendimento para você.

Visita ao Pediatra

Normalmente, quando a mamãe leva seu filho ao Pediatra ao completar os 6 meses de vida, vem uma chuva de informações a respeito da alimentação. Existem pediatras que apenas falam as informações e as mães ficam completamente perdidas.

A mãe, está sentada em frente ao médico, com seu pequeno bebê no colo, que muitas vezes já está estressado, pois passou por uma rotina de exames pelo seu médico. E então, o Pediatra começa a falar sobre a alimentação desta fase.

As mães saem do consultório completamente perdidas. Se antes elas já possuíam dúvidas, agora com certeza elas estão pensando: “Como Fazer Papinhas Para meu Bebê?”

Mas, não podemos negar que existem os bons Pediatras. Aqueles que falam tudo, mas que ao final, recomendam o acompanhamento de um profissional da Nutrição para essa etapa tão importante na vida dos bebês.

A Nutrição não é a especialidade do Pediatra, quem deve falar para a mãe todas as informações corretas sobre a Introdução Alimentar do bebê é o profissional da Nutrição. 

Ele sim, consegue passar todo o passo a passo para realizar essa fase de aprendizado e descobertas do seu bebê, além de orientações para que a mãe não fique insegura e com medo de fazer algo errado nessa fase que deve ser também divertida.

Como Fazer Papinhas Para Bebê

Como Fazer Papinhas Para Bebê

Ao começar sua jornada sobre Como Fazer Papinhas Para Bebê, você vai descobrir que os alimentos serão divididos em 5 grupos.  Esses alimentos não devem ser batidos em um liquidificador ou processador de alimentos, você poderá amassá-los com um garfo.

Os 5 grupos de alimentos devem estar bem cozidos, para que a criança consiga experimentar, morder e descobrir todas as cores e texturas de modo seguro.

No pratinho do seu filho, na hora do almoço e também na janta, deve conter esses 5 grupos de alimentos:

– Carboidratos;
– Proteínas;
– Leguminosas;
– Verduras;
– Legumes.

Cozinhando os Alimentos.

Outra dúvida crucial para as mães: como cozinhar os alimentos para fazer a papinha do bebê? Bem, existem duas formas para isso e às duas estão corretas.

A primeira é cozinhar tudo no vapor. Existem aparelhos exclusivos para este tipo de cozimento, entretanto você poderá utilizar panelas específicas também.

Caso você não tenha uma panela específica, basta encher uma panela com água e sobre ela colocar um escorredor de macarrão de alumínio ou inox. Acrescente os alimentos dentro do escorredor e coloque uma tampa.

Basta picar os alimentos e colocar dentro até que estejam cozidos.

A outra opção é refogar tudo na panela. Dê preferência para panelas de ferro e faça todo o procedimento de amassar com o garfo posteriormente. Não passe os alimentos pela peneira e não bata todos os ingredientes no liquidificador.

Conheça o Método T.A.A.S.

Nenhuma mãe deseja ver seu filho sofrendo com anemia, com obesidade, ou com qualquer outra doença. O melhor meio de evitar essas doenças, é cuidar do seu bebê desde a fase de introdução alimentar.

Foi pensando nessas doenças, além de receber centenas de mensagens ao longo dos anos, que me perguntavam qual a melhor maneira para realizar a introdução alimentar que decidi criar um curso para ensinar isso.

O curso possui como base o método: T.A.A.S. Dessa forma, qualquer mãe irá conseguir realizar uma introdução alimentar adequada para seus pequenos tesouros.

Ao clicar no botão abaixo, você será redirecionada para a página oficial do curso.

Ao adquirir o programa, você vai ser guiada por um caminho sem erros. Através de um passo a passo e com muita paciência, você verá que é possível sim iniciar a Introdução Alimentar sem medo e insegurança.

Veja um pouco sobre o conteúdo do método T.A.A.S.:

– Como identificar os sinais de prontidão do seu bebê;
– Por que a Introdução Alimentar é importante?
– Será que o seu bebê está comendo o suficiente?
– Como preparar as comidinhas?
– Os erros mais comuns e como evitá-los;
– Os principais alimentos, hábitos e atitudes a serem incentivadas;
– Como corrigir erros, caso você tenha errado no começo.

E muito mais!

Com o Programa Nutri Bebê de Introdução Alimentar você vai ter o direcionamento correto para a alimentação do seu filho, garantindo a saúde dele e descobrindo segredos que você não encontra em tutoriais pela internet.

Realize hoje mesmo a sua inscrição e dê o primeiro passo rumo a Introdução Alimentar correta do seu filho!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deixe seu Comentário

Compartilhe e pergunte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também

Como fazer SEU BEBÊ GOSTAR DE TODOS OS ALIMENTOS

Todos os bebês que comem bem seguiram esse processo e você pode usá-lo a partir de HOJE