Logo-Nutrinfantil-1-o8vzd89b5ve4lo9k1i536q1k6iwagw2cxu80fc4tng.png

7 erros que só pioram a seletividade alimentar

Dra Camila Garcia

Dra Camila Garcia

Você tem uma criança seletiva em casa e já tentou de tudo e mesmo assim ela não come? Pode ser que você tenha cometido algum erro que, ao invés de ajudar, só piora a seletividade alimentar.

A seletividade se dá depois dos 2 anos de idade. Podemos afirmar que uma criança é seletiva se ela não come nenhum alimento de um grupo alimentar ou então a maioria. Por exemplo, se o seu filho não come banana e maçã, mas come todas as outras frutas, ele não é seletivo.

E no desespero querendo que a criança coma, é que os pais cometem esses erros. Eles acham que estão ajudando ou que farão a criança comer, mas não. Por falta de conhecimento e informação, cometem esses erros que só pioram a seletividade.

Erros que pioram a seletividade

Listei os 7 principais erros para você conhecer e não cometer.

1 – Fazer a criança comer por chantagem ou recompensa

Quando você oferece alguma coisa em troca, seu filho associa o comer a algo ruim, mas que precisa fazer para ganhar algo bom, a recompensa. Isso só aumenta a rejeição pelos alimentos.

2 – Deixar a criança comer só o que ela gosta

Se você oferecer o mesmo alimento, ela vai comer sempre a mesma coisa porque já conhece, tem segurança e familiaridade, não vai aprender nunca a comer comidas novas. O cardápio ficará cada vez mais restrito.

3 – Colocar a criança comer na frente das telas

Dessa forma, a criança come sem prestar atenção na comida, sem saber o que está comendo e vai perder a sensação de saciedade, ou seja, não vai saber a hora de parar de comer, comendo mais do que precisa.

Deixa com fome que ela come

4 – Deixar a criança com fome para ver se ela come

Criança seletiva com fome não come, isso vai gerar mais angústia, mais tristeza e irritação e não tem como ela comer dessa forma.

5 – Forçar a criança a comer

O relacionamento com a comida fica ruim e com o tempo a criança vai pegar um trauma e vai dificultar ainda mais a aceitação alimentar.

6 – Esconder comida saudável no prato da criança

Isso também é uma forma de forçar a criança a comer algo que ela não quer e ela não vai aprender a comer. Quando você apresentar o alimento sem esconder, ela não vai reconhecer. Sem falar que ela vai se sentir enganada e ficar desconfiada.

7 – Colocar rótulos

Quando você diz “ela é chata pra comer” ou “ela não come quase nada”, a criança vai entender isso com uma verdade e deixar de comer cada vez mais. Não crie rótulos.

Tem uma criança seletiva em casa, já tentou de tudo e mesmo assim ela não come? Conheça o método Meu Filho Comendo Bem.

Compartilhar

Deixe seu Comentário

Compartilhe e pergunte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também

Blog
rgarciacolina@yahoo.com.br

O que colocar na Lancheira Escolar

Sem ideias do que mandar na lancheira escolar do seu filho? A primeira dica é: esqueça os industrializados e alimentos ricos em açúcar. Eles podem

Como fazer SEU BEBÊ GOSTAR DE TODOS OS ALIMENTOS

Todos os bebês que comem bem seguiram esse processo e você pode usá-lo a partir de HOJE