Seu filho não aceita nenhum alimento saudável e só quer batata frita e pastel?
Enquanto você oferecer o que ele quer, nada vai mudar.
Seja pastel, batata frita, doces ou macarrão, enquanto os pais oferecerem o que a criança quer, ela vai continuar recusando as frutas, verduras e legumes.
Os papéis estão invertidos. Cabe a criança saber a quantidade que quer comer, mas não decidir o que vai comer.
A variedade de alimentos que serão ofertados cabe aos pais, se eles cedem e não oferecem verduras, por exemplo, ela não vai comer mesmo.
Mas é claro que também não adianta amanhã você negar o pastel e colocar um prato de brócolis para a criança sem antes familiarizar ela com aquele alimento.
Ela só vai aceitar comer se tiver segurança, se conhecer aquele alimento fora da mesa. Para isso, é preciso ensiná-la a comer.
Por que a criança não quer comer nada saudável
Não é normal a criança não querer comer. E é exatamente por isso que estão aumentando tanto os casos de seletividade alimentar.
A família acha (e muitas vezes é orientada) que isso é só uma fase e logo vai passar.
Por acreditar nisso, a criança vai comendo cada vez menos e menos… e essa “fase” não passa!
Infelizmente isso está cada vez mais comum, mas não é normal.
E se você não agir para ajudar o seu filho, essa fase vai se enraizar e cada vez menos ele vai comer e experimentar novos alimentos.
Não rotule uma criança de chata para comer ou de fresca só porque ela não aceita um alimento. Olhe com outros olhos e veja o porquê ela não quer comer.
Leia também: Meu filho não come e só quer leite
O que fazer quando a criança não quer nem experimentar e já fala ECA?
Com certeza você já viu uma criança dizer que não gosta de um alimento sem ao menos experimentar. Nesses casos, é preciso se atentar a 2 pontos.
FAMILIARIDADE e INCENTIVO
Não é só um ou outro que vai fazer a criança experimentar novos alimentos! São os dois juntos!
Por isso é importante saber como familiarizar e como incentivar uma criança a comer, pois existem técnicas específicas para isso.
Não é na base de tentativa e erro – o famoso “já fiz de tudo”.
A dificuldade de experimentar novos alimentos ou até mesmo a seletividade alimentar está cada vez mais presente por muitos motivos!
E pode ser que tudo que você tentou para reverter isso não funcionou e está só piorando a seletividade da criança! Por isso pare e mude o seu olhar!
É sobre ENSINAR a comer. Isso sim vai mudar a alimentação de uma criança.
Seria ótimo se existisse, mas não há nenhuma dica infalível nem uma pílula mágica que fará seu filho comer bem.
Se você quer ver o seu filho comendo bem, de tudo um pouco, aceitando mais alimentos saudáveis, é preciso ENSINAR.
Desconfie se ver alguma dica infalível ou milagrosa.
Alimentação infantil é educação e não é de um dia para o outro que seu filho que não aceita nenhuma verdura vai acordar pedindo alface.
Veja também: Por que meu filho não come frutas?
Ensine seu filho a comer
Só tem um jeito de ver uma criança comendo bem: ENSINAR
Ensinar envolve tempo, dedicação, comportamento, estímulo, ambiente… Não é normal uma criança não comer comida! Ela precisa de ajuda
A criança com 4, 6 ou 8 anos precisa comer comida! O leite não é mais o principal alimento da criança, é complemento.
Se o seu filho ainda não come, é preciso ensiná-lo a comer. Enquanto os pais oferecerem um leite, por exemplo, ele não vai comer porque sabe que terá o leite.
O leite não tem os nutrientes que a criança precisa para crescer e ainda pode levar a seletividade láctea.
Ensinar a comer faz parte da educação que devemos dar aos nossos filhos. E como eles aprendem? Na prática, comendo, vendo os pais comerem e pela repetição.
Comer não é algo natural, precisa ensinar e para a criança aprender precisa ser divertido. Pense nisso quando for oferecer as refeições.
Quer transformar a alimentação do seu filho e vê-lo comendo mais alimentos saudáveis? Conheça o curso Meu Filho Comendo Bem.