Você sabe até quando a criança precisa tomar leite? É importante saber que até 1 ano de idade o leite é o principal alimento do bebê.
Se ele não comer nos primeiros meses da introdução alimentar, que vai dos 6 meses até 1 ano, está tudo bem, porque o leite supre todas as necessidades nutricionais.
A partir de 1 ano o bebê já precisa dos nutrientes dos alimentos e o leite passa a ser um complemento.
Leite depois de 1 ano
Se o seu filho já completou 1 ano e mama no peito, pode continuar amamentando. Por outro lado, se ele faz uso da fórmula infantil, já pode parar de oferecer a fórmula e dar leite de vaca integral ou leite em pó.
Se for leite em pó, fique atento ao rótulo para não confundir com composto lácteo. Composto lácteo não é leite. O leite integral de caixinha também precisa de atenção, leia sempre a lista de ingredientes.
Neste caso, o leite deve ser oferecido puro, não tem necessidade de acrescentar nada.
Saiba que 99% dos achocolatados tem o açúcar como ingrediente principal: em média 10 g de achocolatado tem 8g de açúcar. Você quer mesmo que seu filho consuma tudo isso?
E mais: lembre-se que até os 2 anos a criança está formando o paladar e alimentos ricos em açúcar podem prejudicar a formação de hábitos saudáveis.
Veja também: Cardápio para bebê: de 6 meses a 1 ano
Por que não precisa mais de fórmula infantil?
No primeiro ano de vida, o bebê está em um ritmo de crescimento e desenvolvimento muito acelerado, ele precisa da fórmula para garantir que receba todos os micronutrientes e calorias essenciais.
Após 1 ano, esse ritmo de crescimento diminui a necessidade nutricional do bebê não é mais a mesma. Ele não precisa de tudo isso mais.
Além disso, ele já passou pelo período mais crítico da introdução alimentar, que é aprender a comer.
Por isso é importante cuidar e ter uma boa introdução alimentar, para que a criança aprenda a comer.
Se o bebê não quer comer
Em alguns casos, a criança tem dificuldade em aceitar a comida e a família acaba oferecendo o leite para a criança não ficar com fome. A longo prazo isso pode causar uma seletividade láctea, quando a criança só se alimenta de leite. Infelizmente, isso não é saudável para a criança, que está em fase de crescimento e desenvolvimento.
Além disso, dessa forma ela não aprende a comer, o que deveria acontecer na introdução alimentar. Os primeiros 6 meses são para ela conhecer os alimentos e a partir de 1 ano ela deve comer a mesma comida da família.
Assista também: Meu filho não come e só quer leite
Se o seu filho está nesta fase de introdução alimentar, ainda não aprendeu a comer e só quer leite, o Nutri Bebê vai ajudar você. Nele eu mostro como fazer o bebê comer saudável nas 3 fases da introdução alimentar.