Na fase de introdução alimentar, é comum surgirem dúvidas sobre alergia alimentar em bebês por parte das mamães. Afinal, tudo é novo e ninguém quer correr o risco, certo?
Com informação e conhecimento, você vai ver que não é preciso tanta preocupação. Neste artigo vou explicar o que é alergia alimentar, os tipos que existem e como identificar. Assim, você esclarece as suas dúvidas e toma os cuidados necessários.
O que é alergia alimentar e como identificar
Alergia alimentar é quando o organismo tem uma reação, principalmente em relação a proteína dos alimentos.
As principais causas são genéticas, quando já tem algum histórico na família de pessoa com alguma alergia. Mas pode acontecer também simplesmente porque o trato gástrico intestinal do bebê ainda está imaturo. Ele precisa de mais maturidade para conseguir aceitar melhor a comida.
Geralmente, os alimentos que mais causam alergia alimentar (alergênicos) são: leite de vaca, soja, amendoim, trigo, ovo, peixes e frutos do mar. Podemos afirmar que estes são os campeões.
Veja também: Introdução alimentar para bebês com alergia alimentar
Sintomas e Tipos de alergia alimentar
Existem 3 tipos de alergia alimentar, são elas:
- Mediada: ela costuma ser mais grave e mais persistente, assim como os sintomas. Esta alergia tem reações imediatas, ou seja, até 2 horas após ingerir o alimento.
As principais reações são na pele e nas vias respiratórias, como dermatites atópicas, manchas vermelhas, muita coceira, urticária, chiado no peito, tosse e espirro, por exemplo.
Este tipo de alergia é mais grave porque ataca a pele e o sistema respiratório.
A criança come o alimento e já aparece a mancha ou a coceira. O processo é rápido e o exame bioquímico confirma a alergia.
- Não mediadas: essa é mais difícil de identificar, mas também são menos graves e menos persistentes. A reação pode levar dias para aparecer e não necessariamente na hora.
Os sintomas mais comuns são: vômito, diarreia, fezes com sangue e dores e desconforto no abdômen.
- Mista: essa alergia mistura os sintomas da alergia mediada e da não mediada. A criança pode ter lesões na pele, tosse e espirro como também os sintomas no trato gastro intestinal, como diarreia e vômito.
Veja: O Que O Bebê Tem De Comer Aos 6 Meses?
Cuidados para evitar Alergia na introdução alimentar
Na introdução alimentar, muitas mães ficam na dúvida em como introduzir os alimentos alergênicos para a criança. Se o seu filho não é alérgico, não tem problema nenhum oferecer esses alimentos. Pelo contrário, estes alimentos precisam ser introduzidos o quanto antes.
Veja: os melhores horários para fazer a introdução alimentar!
Muitos estudos mostram que quanto mais cedo você introduz estes alimentos, menos chance de alergia o seu filho tem. Por isso que é muito importante oferecer o ovo, por exemplo. Eu sempre indico que ofereçam ele por inteiro na introdução alimentar da criança que não tem alergia a nenhum tipo de alimento e nenhum histórico familiar.
Os únicos alimentos que eu não recomendo são o leite de vaca e seus derivados e frutos do mar, que só devem ser oferecidos depois de dois anos principalmente por conta de intoxicação. O restante pode oferecer à vontade, até mesmo a soja.
Temos que ficar de olho se vai ter uma reação, mas é muito difícil acontecer se não tiver histórico na família.
E se o bebe for alérgico?
Quando você tem um bebê com alergia alimentar, a introdução precisa de mais atenção. Não precisa mudar muita coisa, mas precisa ser mais cautelosa.
Não precisa reduzir a variedade de alimentos que ele vai ingerir. Vai depender do tipo de alergia que o bebê tem.
Se for mediada, o sintoma vai aparecer na hora. Assim, a criança pode ingerir alimentos diferentes em cada dia. Se for alergia não mediada, precisa repetir o alimento por 3 dias mais ou menos para ver se tem reação.
Por isso você já deve ter ouvido que precisa oferecer o mesmo alimento durante 3 ou 4 dias. Isso é para crianças que são alérgicas e que tem uma alergia não mediada, pois só vamos saber dias depois.
O mais importante é observar os sintomas da criança e se ela está bem, se ela aceitou bem os alimentos e começar com poucos e bons alimentos. Logo, você vai aumentando a variedade dos alimentos pra ver se ela vai aceitar e aí sim colocar os mais alergênicos.
Quer ensinar seu bebê a comer de tudo? Conheça o Nutri Bebê, o meu método de introdução alimentar que já foi assistido por mais de 6 mil mães.
3 respostas