É por volta dos 6 meses que o bebê inicia a introdução alimentar e ele pode comer comida de verdade. Esta é uma fase de aprendizado e adaptação, na qual vai ser formado o paladar da criança.
Quando o bebê nasce, ele não tem conhecimento de sabor ou de textura de nenhum alimento. Cabe a nós ensinar e o que ele vai aprender nessa fase de comecinho da vida é o que ele vai levar para a vida inteira. Por isso esse período é muito importante e você tem que priorizar a qualidade dos alimentos que oferece.
É importante lembrar que para iniciar a introdução, não basta o bebê ter 6 meses, você deve observar ainda os sinais de prontidão:
1. Quando o bebê conseguir manter a cabeça erguida, sem apoio.
3. Quando ele conseguir ficar ereto.
4. Quando ele conseguir levar comida à boca.
5. Quando ele conseguir comunicar que está satisfeito.
O que ele pode comer?
Leia horários e rotina na introdução alimentar
O bebê de 6 meses pode comer qualquer tipo de alimento, contanto que ele seja de verdade. Pode ser qualquer um que você compra na feira ou no varejão, como frutas, verduras, legumes, arroz, feijão, ovo e carnes.
A refeição ideal do bebê e de qualquer pessoa é completa quando é formada pelos cinco grupos alimentares:
- Carboidrato
- Proteína
- Leguminosas
- Verduras
- Legumes
Se tiver um alimento de cada grupo, o prato está completo. Todas as frutas também são permitidas após os 6 meses de idade.
Como você viu, são alimentos de verdade, nada industrializado, como iogurtes, bolachas ou biscoitos.
Como preparar os alimentos para o bebê de 6 meses
Leia os principais métodos de introdução alimentar
Muitas mães se preocupam com o preparo dos alimentos nessa fase. Se tem uma dica valiosa que eu possa te dar é: não perca tempo em grandes preparações. Passe mais tempo comendo junto com o seu filho.
É isso mesmo, a introdução alimentar é uma fase para o bebê conhecer os alimentos, assim, não precisa de preparações muito elaboradas. Ele tem que conhecer os alimentos separados, individualmente, para que possa identificar cada alimento, cada sabor, cada textura e o cheiro.
Não se preocupe com cardápios e receitas e tenha foco na qualidade e variedade que você vai oferecer. Na maioria das vezes o alimento é apenas cozido, refogado ou assado.
Opções de cardápio
O cardápio do bebê de 6 meses deve ser bem simples, porém com variedade de alimentos. Lembra dos 5 grupos alimentares? Um alimento de cada grupo é suficiente.
Leia Melhores receitas na introdução alimentar
Abaixo tem duas opções de cardápio:
Opção1:
Lanche da manhã: abacate
Almoço: Arroz com brócolis, feijão, ovo mexido e chuchu.
Lanche da tarde: manga
Jantar: mandioquinha cozida, bolinho de carne moída, feijão e abobrinha grelhada.
Opção 2:
Lanche da manhã: morango
Almoço: milho, peixe grelhado, lentilha, abobrinha refogada e aspargo.
Lanche da tarde: tangerina
Jantar: arroz, feijão, bife, vagem cozida e couve refogada.
Veja também: O que o bebê de 6 meses come?
O que não pode oferecer para o bebê
Nunca ofereça carnes cruas. Elas devem ser sempre bem cozidas. Existem alguns alimentos que não são recomendados também, como:
⠀⠀
- Leite de vaca e derivados
- Sal
- Açúcar
- Mel
- Alimentos industrializados (bolachas, biscoitos, iogurtes)
- Gelatina
- Farináceos (Mucilon)
- Carnes cruas
- Frutos do mar
- Suco
Ensine o bebê a comer
Esta fase é de adaptação, não fique com expectativas de que seu bebê vai começar a comer de tudo e limpar o prato. Será aos poucos.
O preparo é simples, mas você pode e deve usar temperos naturais. Não é porque não se usa sal que a comida não pode ser saborosa.
Você está educando o seu filho e além de apresentar os alimentos, precisa comer junto e ser exemplo. Invista nisso para que ele aprenda hábitos alimentares saudáveis.
Ao iniciar a Introdução alimentar, tudo deve ser feito sem medo e com muita paciência.
Quer ensinar seu bebê a comer de tudo? Conheça o Nutri Bebê, o meu método de introdução alimentar que já foi assistido por mais de 6 mil mães.
Uma resposta