Melhores receitas para a introdução alimentar para bebê de 6 meses em diante

Dra Camila Garcia

Dra Camila Garcia

bebês receita introdução alimentar

A introdução alimentar é uma fase muito importante da saúde do bebê. É nela que a criança vai conhecer os alimentos e aprender hábitos alimentares saudáveis. Por outro lado, muitas mães têm dúvidas em relação ao que oferecer e como preparar os alimentos. Será que existem receitas mais fáceis para esta fase? Qual o melhor alimento? O que será que pode oferecer?

Primeiramente, você precisa saber que uma introdução alimentar feita corretamente vai garantir que seu filho aprenda a comer todos os tipos de alimentos saudáveis e estimule a mastigação. Muitas mães pensam que oferecer papinhas batidas no liquidificador ou peneiradas ajudam o seu filho a se alimentar melhor, a comer todos alimentos, mas na prática não é assim que ele aprende.

Definitivamente, nesta fase o bebê deve ter contato com o máximo de alimentos de forma individual. Ele precisa sentir o sabor, a textura e o cheiro de cada alimento. Do mesmo modo, é imprescindível ter pedacinhos para ele aprender a mastigar, pois só assim ele vai fortalecer os músculos necessários.

Veja mais em: Por quais alimentos começar a introdução alimentar do bebê?


Como preparar a comida então?

Dessa forma, na preparação das comidas durante a introdução alimentar, menos é mais! Isso quer dizer que você não precisará fazer nada super elaborado para servir, pelo contrário.

Assim, nada de preparações complicadas e temperos fortes que podem tirar o verdadeiro sabor da comida.

Para a introdução alimentar, o melhor é oferecer os alimentos apenas cozidos. Não é necessário usar sal para os bebês, mesmo assim a comida deve ser gostosa. Se preferir, pode dar um leve toque com temperos naturais como cebola, alho, salsinha, manjericão, cebolinha, orégano, entre outros.
Veja mais em: Horários na Introdução Alimentar: Como organizar a rotina da alimentação do seu bebê?


Como oferecer verduras na introdução alimentar

Quando o almoço começa a ser oferecido ao bebê, é importante que o prato contenha os 5 tipos de alimentos abaixo:

  • Carboidratos: arroz ou macarrão ou batata ou mandioquinha.
  • Proteína: carne vermelha ou frango ou ovo ou peixe.
  • Verdura: alface ou rúcula ou espinafre ou couve.
  • Legume: abóbora ou abobrinha ou chuchu ou beterraba.
  • Leguminosas: feijão ou grão de bico ou ervilha ou lentilha.

Separei abaixo duas receitas fáceis e práticas para oferecer verdura ao bebê. Veja:


Receita de Espinafre:

maço de espinafre, para receita de introdução alimentar

Ingredientes:

• 1 maço de espinafre

• 1 dente de alho

• Azeite extravirgem

Modo de preparo:

Refogue o alho no azeite bem rapidamente para não queimar. Acrescente o espinafre e refogue por 5 a 10 minutos – dependendo do tamanho do maço. Em uma tábua, bata com uma faca para eliminar pedaços muito grandes.

Se preferir oferecer couve, confira essa receita:

Ingredientes: 

• 1 maço de couve 

• Tomilho 

• Azeite extravirgem 

Modo de preparo: Pique a couve bem fininha (corte também na transversal para não deixar pedaços muito grandes). Em um fio de azeite, refogue a couve e um punhado de tomilho bem picadinho por aproximadamente 15 minutos.


A carne deve estar no primeiro prato

receita de carne na introdução alimentar

A partir do momento em que você começa a servir o almoço para o bebê, pode e deve incluir a carne no cardápio. Ela é uma proteína e é importante variar: um dia carne, no outro peixe ou frango e até mesmo o ovo.  Veja como preparar o bife:

Ingredientes:

• Filé mignon

• Azeite extravirgem

Modo de preparo:

Em uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite e na sequência um bifinho de filé mignon. Deixe grelhando em ambos os lados até ficar bem cozido. Não sirva a carne crua! Corte em pedacinhos bem pequenos, como se fosse carne moída, e sirva. Você pode variar usando carne moída de patinho.


No grupo de carboidratos, essa receita com batata é ótima:

Ingredientes:

• 500g de batata

• Alecrim

• Azeite extravirgem

Modo de preparo:

Descasque e corte as batatas em cubos médios. Cozinhe em água fervente por aproximadamente 15 minutos. Retire da água e coloque em uma assadeira. Tempere com um pouquinho de alecrim bem picadinho e azeite. Leve ao forno pré-aquecido à 180 graus por 20 minutos. Retire e amasse com um garfo.


Legumes: os mais fáceis de preparar

Receita legumes na introdução alimentar

Os legumes geralmente são mais fáceis de preparar. Veja como preparar uma abobrinha deliciosa:

Ingredientes: 

• 2 abobrinhas grandes 

• Alho-poró 

• Azeite extravirgem 

Modo de preparo: Pique a abobrinhas em cubinhos bem pequenos, o menos que conseguir. Refogue o alho-poró em um fio de azeite, acrescente a abobrinha e refogue por mais 25 minutos (Acrescente um pouco de água se necessário). Retire da panela e amasse bem com um garfo.

Enfim, lembre-se sempre de que a introdução alimentar é uma fase de aprendizado e o mais importante não são as receitas muito elaboradas, mas sim a variedade dos alimentos apresentados individualmente.

Do mesmo modo, não existe o melhor alimento ou a melhor receita. A criança deve ser exposta a variedade. Algumas aceitam melhor a abobrinha, outras o chuchu ou a beterraba e está tudo certo. Cada bebê é único. Mesmo assim não deixe de apresentar todos os alimentos.

Para finalizar, uma última dica: na introdução alimentar, não se prenda a quantidade que o seu filho come. Cada um sabe o quanto é suficiente e qualidade é melhor que quantidade. 


Conta com a gente para fazer sempre a mais correta Introdução Alimentar

Espere alguns dias a mais, semanas a mais se for preciso, pois isso faz muita diferença para a aceitação dos novos alimentos. Ao mesmo tempo, tornará esta fase ser mais leve, prazerosa e saudável, tanto pra você como para o seu bebê.

Quer saber mais sobre introdução alimentar, quando e como fazer e dicas para preparar os alimentos?  Conheça o meu Guia da Introdução Alimentar – um guia prático para esta fase tão importante da saúde e desenvolvimento do seu bebê.

Nele você encontra o passo a passo para passar esta fase de forma tranquila, fácil e totalmente saudável.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deixe seu Comentário

Compartilhe e pergunte

5 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também

Como fazer SEU BEBÊ GOSTAR DE TODOS OS ALIMENTOS

Todos os bebês que comem bem seguiram esse processo e você pode usá-lo a partir de HOJE