Muitas mães quando vão iniciar a introdução alimentar do seu bebê querem fazê-la através do método BLW. Porém, a verdade é que nem todas estão preparadas, seguras e confiantes para isso. E os cortes seguros são requisitos essenciais nessa abordagem.
O BLW (Baby-Led Weaning), que é traduzido como desmame guiado pelo bebê é um método de introdução alimentar que estimula o bebê a comer sozinho. Ele ganhou força nos últimos anos e muitas mães o escolhe porque nele o bebê tem o seu desenvolvimento, ritmo e autonomia respeitados.
Nessa abordagem, a criança come sozinha e com as próprias mãos, o que permite explorar bastante os alimentos e comer o quanto é suficiente. Mesmo assim, você deve estar 100% segura de seguir com ela para que a introdução alimentar do seu bebê tenha sucesso.
O BLW e a introdução Alimentar
A introdução alimentar é uma fase muito importante porque é nela que o bebê aprende a comer e conhece os alimentos. Até esses dias ele estava só mamando e de um dia pro outro chegam os alimentos sólidos.
Existem 3 coisas importantes que você deve saber:
- este período é de transição e adaptação;
- o bebe não precisa comer em quantidade, mas sim em qualidade;
- é preciso respeitar o ritmo de cada criança.
No BLW os alimentos são oferecidos em pedaços para o bebê pegar com a mão e comer sozinho. Dessa forma, fazer corte seguro e garantir a textura correta são indispensáveis.
No entanto, o maior medo das mães nesta fase é o engasgo. Aí já acende a primeira luz de alerta: se você tem medo e se preocupa que seu filho possa engasgar com alimento, o BLW não é para você.
Assista aqui: Por que o BLW não funciona para você
O método não tem nada a ver com o engasgo, não é porque o alimento é oferecido em pedaço que vai aumentar a chance de engasgo. Não. O que realmente aumenta muito a chance de engasgo é começar a introdução alimentar sem o bebê está preparado. introdução alimentar e amamentação
Como saber se o seu bebê está preparado?
Além de esperar os 6 meses, é fundamental observar os sinais que a criança dá de que está pronta para receber os alimentos sólidos. São os famosos sinais de prontidão, sem eles não comece a introdução alimentar porque aí sim vai aumentar as chances de engasgo.
Os sinais de prontidão são:
- O bebê consegue se sentar sozinho e firme, sem precisar de nenhum apoio
- Ele consegue segurar a cabecinha firme também (fundamental para a deglutição)
- A criança se interessa pelos alimentos. Quando vê você comendo ela quer pegar e colocar na boca.
Esses sinais são indispensáveis para começar a introdução alimentar e garantem que não ocorra engasgo. Na verdade, muita gente acha que são os alimentos sólidos que provocam o engasgo e não são. A maioria dos casos de engasgo são com líquidos.
Se o bebê está preparado com todos os sinais de prontidão, ele consegue comer um alimento em pedaços de forma segura no BLW.
A importância da segurança e confiança no BLW
independentemente do método BLW ou o método tradicional, no qual você amassa a comida com um garfo, confiança e segurança são essenciais nessa fase. Isso tanto para a mãe como para a criança.
Acredite, a mãe transmite esses sentimentos para a criança e pode interferir na aceitação dos alimentos. Se ela está insegura e com medo do engasgo, o bebê sente e não comer.
Leia também: Meu filho rejeita os alimentos: Como lidar
Assim, se você quer fazer o BLW, siga essas 3 dicas:
- busque informação e conhecimento. Pesquise e converse com um nutricionista infantil, saiba como fazer da forma correta para começar.
- tenha segurança e confiança senão o bebê não vai aceitar os alimentos, não adianta
- garanta os cortes seguros e a textura dos alimentos. Isso vai garantir uma boa introdução alimentar.
Como oferecer os alimentos no BLW
No meu método Nutri Bebê eu falo dos métodos de introdução alimentar e você aprende a fazer a introdução alimentar de forma segura e saudável.
De modo geral, o corte BLW deve ser sempre pelo comprimento dos alimentos, fazendo com que tenham um pedaço para a criança segurar e para comer. Deixar um pedaço da casca facilita a pega em algumas frutas, como a banana e a manga.
A textura também é importante observar. No caso de legumes e carnes, por exemplo, eles devem estar firme para o bebê segurar, mas macias para que ele consiga comer.
Com o tempo a criança vai se desenvolvendo e vai ter mais autonomia para fazer o movimento da pinça com os dedos polegar e indicador e aí é a hora de diminuir o corte. Você pode oferecer pedaços menores para ela pegar e levar a boca.
Quando a criança já faz o movimento da pinça ela pode comer também alimentos redondos, como lentilha, feijão e uva. Eles não devem ser oferecidos no início da introdução alimentar.
Fazendo tudo direitinho, não existe risco de engasgo. Por isso eu faço que segurança e confiança são palavras chaves para o sucesso de uma boa introdução alimentar. Não adianta você ouvir falar por aí que o BLW é lindo e estimula o bebê se você está preparada, confiante e segura que essa abordagem é a melhor para você e seu bebê. Sim, porque não existe o melhor método, mas sim o melhor para vocês.
Uma resposta