O seu filho troca as refeições por leite? Você prepara uma comidinha deliciosa, mas ele não aceita e pede leite. O que você faz?
Muitas vezes a família cede para que a criança não fique com fome. Pelo menos comeu, não é mesmo? Porém, isso é um grande erro. Todas as vezes que você cede ele aprende que basta recusar a refeição para ter o que quer.
Você acha saudável não comer comida e só beber leite? Isso é seletividade láctea, quando a criança se alimenta apenas de leite. A longo prazo, essa situação vai piorar e vai ser mais difícil reverter.
O leite é complemento na alimentação infantil depois de 1 ano. Assim, ele não fornece todos os nutrientes que a criança precisa, por isso não é saudável só beber leite.
Por que ele só quer leite?
Pode ser que ela não coma por preguiça, já que o leite não dá trabalho e basta sugar e engolir. E pode ser porque ela não sabe mastigar e isso é uma dificuldade real para muitas crianças.
É importante você identificar o porquê seu filho não quer a comida para saber o que fazer.
Para mudar isso, você precisa parar de ceder e oferecer o leite toda vez que ele recusar a comida. As crianças são muito espertas e ela sempre vai convencer você a dar o leitinho.
Eu sei que é mais fácil, mais prático e evita um estresse na hora da refeição, mas deixar a criança tomar leite quando ela não quer comer a refeição é um caminho sem volta!
Depois não adianta dizer “Camila, meu filho não come comida”! Ele vai continuar querendo o leite. Seja firme e resista. Se você sempre ceder ele nunca vai aprender. Ensine seu filho a comer, isso sim fará a diferença!
Veja também: 3 dicas para lidar com a criança que não quer comer
A importância da rotina
Outro ponto fundamental para mudar essa situação é ter uma rotina. Crianças adoram rotina porque ela oferece previsibilidade.
Com isso, a criança sabe o que acontece na hora do almoço, no lanche, no jantar e isso transmite segurança para aceitar melhor os alimentos.
Se você ainda não tem uma rotina, comece aos poucos. Com o tempo, sua criança vai aprender a seguir os horários de cada refeição e vai comer melhor.
Mas atenção: uma rotina rígida como ensinam por aí mais atrapalha do que ajuda, porque não é sustentável.
Assista: Seu filho só quer leite? Veja porque e como lidar
Como criar uma rotina
Rotina não precisa ter horários engessados. Deve ser sempre em torno de um horário, por exemplo, por volta das 12h. Dessa forma, tudo bem se for 11h30 ou 12h15. O que não pode acontecer é ser uma dia às 11h e no outro dia às 13h.
Comece com a rotina em uma refeição, depois inclua outras refeições na rotina, como café da manhã e jantar.
Quando você ver, a rotina estará implantada. Outra dica é deixar sempre frutas e as refeições programadas, para não correr o risco de recorrer ao leite quando não tiver a janta, por exemplo.
Se hoje você tentou, mas não deu certo, tudo bem, amanhã você tenta de novo. Não queira mudanças do dia para a noite. Você precisará de paciência e dedicação, um dia por vez, até conseguir. Só não desista!
Inclusive, não pense que rotina é algo chato ou engessado, pelo contrário, quando você tiver uma vai ver como ela facilita a vida e ainda ajuda seu filho a comer melhor.
No curso Meu Filho Comendo Bem você conhece a Rotina 5 Estrelas, que é totalmente flexível e conta com ferramentas para ajudar você a criar uma rotina funcional. Conheça e transforme a alimentação do seu filho.