Como aliviar cólicas em bebês

Dra Camila Garcia

Dra Camila Garcia

Essa é uma das principais preocupações dos pais. Isto porque a cólica estomacal é caracterizada pela sensação de desconforto e dores agudas na região abdominal.

Em bebês, por conta da fragilidade do estômago ainda em desenvolvimento, é comum as cólicas aparecerem com frequência.

Por conta disso, muitas mães se preocupam, temendo que seus filhos possam ter complicações crônicas ou estarem expostos à um nível intenso de dor.

Neste texto, você verá alguns procedimentos que pode fazer para aliviar os sintomas de cólica em seu filho.

Saiba como começar a introdução alimentar do seu bebê.

Dicas para aliviar cólicas no seu bebê

1 – Massagem

Massagem na barriga pode aliviar cólicas em seu filho. Isso porque às vezes as cólicas surgem nos bebês por conta do acúmulo de gases, os quais são eliminados do organismo após massagem abdominal, especialmente quando você pressiona sua mão com intensidade.

2 – Banho quente

Há controvérsias acerca do banho após as refeições e, por segurança, é melhor não dar banho em seu filho logo após a amamentação.

No entanto, cólicas estomacais que surgem em outros períodos que não após a refeição podem ser aliviadas com banhos quentes.

Isso porque a temperatura elevada tende a promover sensação de relaxamento e alívio de tensão.

3 – Bolsa de sementes e ervas

Há quem diga que se trata de um efeito placebo e encare tal procedimento com certo ceticismo. Mas o fato é que as bolsas com sementes e ervas são bastante recomendadas para o alívio de cólica em bebês.

Essas bolsas são vendidas em farmácias homeopáticas ou de manipulação e são de fácil operação.

Basta aquecê-las no micro-ondas e deixá-las em contato com a pele do bebê. Aos poucos a dor vai se dissipando e seu filho começa a relaxar.

4 – Bolsa térmica

Semelhante ao que ocorre com o banho quente, o contato com a bolsa térmica pode ser útil no alívio do desconforto abdominal.

O mais comum é optar por bolsas de borracha, que são enchidas com água quente para entrar em contato com a região abdominal do bebê.

Este texto apresentou algumas dicas para aliviar cólicas em bebês sem qualquer contra indicação. Você pode aplicar mais de uma dessas dicas simultaneamente em seu filho e ele não terá nenhum efeito adverso por conta disso.

No entanto, cabe salientar que quando as cólicas se fazem presentes por muito tempo, mesmo após tentativas de intervenções caseiras, um médico deverá ser consultado.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Deixe seu Comentário

Compartilhe e pergunte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também

Como fazer SEU BEBÊ GOSTAR DE TODOS OS ALIMENTOS

Todos os bebês que comem bem seguiram esse processo e você pode usá-lo a partir de HOJE