Como armazenar leite materno e por quanto tempo – melhores dicas

Dra Camila Garcia

Dra Camila Garcia

Eu não sei se você sabe, mas é possível sim armazenar leite materno para o seu filho. Dessa forma, você pode continuar a alimentá-lo quando não estiver por perto.

Muitas mães me procuram quando o bebê está com 3 ou 4 meses para saber como fazer da forma correta e garantir a continuidade da amamentação. A principal razão delas buscarem o armazenamento é devido a volta ao trabalho.

No Brasil, a maioria das mães tem licença-maternidade por apenas 4 meses e com essa idade, o bebê ainda não está preparado para a introdução alimentar. Por isso a importância de manter o aleitamento materno ou fórmula.

Assim, mesmo que você precise voltar ao trabalho, isso não é desculpa para começar a introdução dos novos alimentos.  Neste artigo você ter as melhores dicas de como fazer isso assegurando todos os nutrientes para o seu bebê.

Veja Também: Guia completo para iniciar a introdução alimentar

Porque não começar a introdução com 4 meses?

Com 4 meses, o bebê ainda é muito novinho. Ele não está preparado. Ao mesmo tempo, um dos maiores medos que toda mãe tem é de o bebê engasgar.

Se você começa a introdução alimentar antes dele estar preparado, aumenta muito a chance de engasgo. Um dos sinais de prontidão que o bebê deve ter para começar essa fase é conseguir ficar sentado, com a cabeça firme. 

E isso é importante para que a criança não engasgue. A introdução antes da hora certa vai aumentar as chances de engasgo e não é isso que você quer.

E não pense em bater no liquidificador. Dessa forma, a comida vai ficar líquida e não é o correto da introdução alimentar.  Esta fase é fundamental para ele conhecer os alimentos e ele precisa ter contato com os diferentes sabores e texturas.

Pode dar um pouquinho de trabalho, mas vale a pena manter o aleitamento materno pela saúde do seu filho. 

Aprenda a armazenar o leite materno

Como armazenar o leite materno

Se você quer armazenar o seu leite, a primeira dica é massagear as mamas. Facilita a descida do leite. A higiene pessoal também e indispensável para que este leite seja seguro para o bebê. 

Você pode tirar manualmente ou com bombinha e ter recipiente próprio para isso. O leite pode ser colocado em potes de vidro ou saquinhos plásticos, que são próprios para este uso. Utilize recipientes pequenos para não haver desperdício.

Na geladeira o leite pode ser armazenado por 12 horas e no congelador por até 15 dias. Assim ele mantém suas propriedades. Nunca descongele o leite em temperatura ambiente ou no micro-ondas, isso por anular suas propriedades nutricionais e protetoras. Deixe-o na geladeira e, para aquecer, faça isso em banho-maria. 

Se o leite não for utilizado depois desse tempo, ele deve ser descartado, assim como se ele for aquecido e o bebê não tomar tudo. Ofereça ao bebê na colher ou no copo, bem devagar, veja o que o seu bebê se adapta melhor.

Veja também mitos e verdades sobre o leite materno

Importância do leite materno

A amamentação é recomendada até os 2 anos de idade pela Organização Mundial de Saúde. Nos primeiros 6 meses de vida do bebê ela é exclusiva, sendo o principal alimento do bebê até 1 ano.

Armazenar o leite e continuar com aleitamento materno é de grande importância para a saúde dele. De 1 a 2 anos, o leite vai oferecer o suporte nutricional nesta fase de adaptação.

Quanto mais o bebê receber leite materno, maiores serão os benefícios para a saúde e desenvolvimento do seu filho. Ele contém todos os micronutrientes que nutrem e agem para protegê-lo. É uma alimentação completa, nutritiva, saudável e balanceada para o bebê.

E se o leite estiver fraco?

Veja também Com quantos meses e por quais alimentos começar a introdução alimentar do bebê?

 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas não caia no mito de que seu leite está fraco! Isso não existe. O leite materno é a melhor fonte de alimentação para os bebês, principalmente nos primeiros meses de vida.
E a natureza é perfeita e toda mãe produz leite adequado para a necessidade do seu bebê. Assim, o leite é produzido na quantidade e dose certa de cada nutriente.

E se por algum motivo você não amamentou, está tudo bem! Existem muitas fórmulas de ótima qualidade no mercado e você pode escolher uma, pois este é o alimento que mais se aproxima do leite materno.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deixe seu Comentário

Compartilhe e pergunte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também

Como fazer SEU BEBÊ GOSTAR DE TODOS OS ALIMENTOS

Todos os bebês que comem bem seguiram esse processo e você pode usá-lo a partir de HOJE