Melhores alimentos para o ganho de peso do bebê

Dra Camila Garcia

Dra Camila Garcia

Uma das principais preocupações das mães é o baixo peso do bebê. Na verdade, se o seu bebê está crescendo e se desenvolvendo de modo saudável, não tem com o que se preocupar. horários e rotina alimentar do bebê

Já ouvi diversos relatos de mães e alunas que inclusive pediatras, às vezes, reforçam essa ideia de que o bebê está abaixo do peso. Eu prefiro olhar para o bebê e não esquecer que cada criança é única.

Você não deve se apegar a números, peso, curva, quantidade que come, nada disso! A sua atenção deve estar na qualidade dos alimentos que o seu filho come e no crescimento dele.

Ele come alimentos saudáveis, está crescendo, brincando e é ativo? Então está tudo bem. Olhe para o seu filho sem se preocupar com números e comparações. Introdução alimentar.

Ao mesmo tempo, existe ainda até hoje uma crença antiga de que bebê saudável é bebê gordinho. Isso não tem nada a ver. Muitas vezes, esse bebê gordinho podem sim estar desnutrido se ele não tem uma alimentação saudável. 

Precisa saber o que o bebê come para saber se ele é saudável ou não. Quando a criança só consome alimentos hipercalóricos e sem nutrientes nenhum, não adianta ser gordinho, ele fica desnutrido sim. 

Por outro lado, uma criança magrinha que come alimentos saudáveis, cresce e se devolve bem, está bem. Não tem motivo para se preocupar. 

Crenças antigas

Essas crenças antigas veem de quando a desnutrição era um problema muito sério na infância. As crianças não ganhavam peso e a indústria alimentícia entrou com tudo oferecendo alimentos super calóricos, ou seja, ricos em açúcar. Por exemplo os farináceos, aquelas farinhas para engrossar o leite. Já teve quem recomendasse oferecer leite condensado para a criança ganhar peso.

Hoje não é mais assim. Sabemos que isso está errado. E por isso estamos numa geração em que existem tantas pessoas doentes e obesas. Até mesmo as crianças já sofrem com doenças crônicas e outros distúrbios alimentares, como obesidade, hipertensão e diabetes.

Infelizmente, mesmo hoje com estudos e pesquisas, ainda tem quem acredite que bebê saudável e bebê gordinho e que bebê magrinho é desnutrido. O que interessa é o que ele come. 

melhores alimentos para ganho de peso do bebê

Alimentos que ajudam a ganhar peso

Se mesmo assim você quer oferecer alimentos que podem ajudar seu bebê a ganhar peso, vou citar alguns deles. O importante é oferecer alimentos altamente calóricos e nutritivos, porque assim eles ganham peso de uma forma mais saudável. Como fazer espinafre para bebê na introdução alimentar

Confira quais são esses alimentos:

  • Antes de 1 ano, o leite materno ou a fórmula infantil oferece benefícios nutricionais e uma quantidade ótima de gordura para o seu bebê. Após 1 ano, o leite de vaca já pode ser oferecido como uma ótima fonte de cálcio e calorias.
  • Outro alimento ideal é a batata doce, um ótimo carboidrato, fonte de energia, rico em fibras, fonte de magnésio de potássio e várias outras vitaminas.
  • O abacate é uma excelente fruta, rica em gordura boas, fibras e ajuda muito no ganho de peso. 
  • A banana também é uma ótima opção, pois fornece energia, fonte de fibras e vitaminas, além de ser muito prática.
  • Por último, é um truque que ajuda bastante. É um fiozinho de azeite de oliva extra virgem no final da preparação, tanto no almoço como na janta. É uma fonte de gorduras boas e que vai aumentar bastante as calorias.

Alimentação deve ser saudável

Nunca esqueça que é na infância que construímos os hábitos alimentares de uma pessoa. E como você quer que seja essa alimentação? Com alimentos nutritivos que contribuem para o bom crescimento e desenvolvimento do seu filho ou alimentos que não continuem em nada e são apenas bombas calóricas? Melhores formas de como superar a seletividade alimentar de crianças

A infância é um período e aprendizado e a criança deve conhecer e aprender a comer alimentos saudáveis. 

E antes de finalizar, você deve saber que existe muita gente dando palpites por aí sem saber. Então é comum ouvir as pessoas repetirem essa crença:

“Mas ele tá tão magrinho, deve estar passando fome”.

“Ela está magrinha, deve estar doente.”

“Olha que bebê fortinho, tão gordinho”.

Agora você já sabe que bebê gordinho não é sinônimo de saúde e criança magrinha sinal de doença. E quando você sabe disso, deixa os comentários de lado e foca no seu bebê. Na saúde dele como um todo e se ela está crescendo de forma saudável.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Deixe seu Comentário

Compartilhe e pergunte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também

Blog
rgarciacolina@yahoo.com.br

Bebê com 4 meses pode comer papinha?

Com 4 meses, o bebê não pode ainda comer papinha nem nada. A principio, nessa idade ele não está preparado e a introdução dos alimentos

Como fazer SEU BEBÊ GOSTAR DE TODOS OS ALIMENTOS

Todos os bebês que comem bem seguiram esse processo e você pode usá-lo a partir de HOJE