Pode dar Danoninho para o bebê? – Dúvidas na introdução alimentar

Dra Camila Garcia

Dra Camila Garcia

Sabe aquele iogurte tipo petit suisse que toda mãe não vê a hora de oferecer para o seu bebê? Isso, o famoso Danoninho. Pois é, ele não é recomendando para crianças menores de 4 anos. Guia de Introdução alimentar + perguntas e respostas

Uma das tarefas mais difíceis no processo de introdução e educação alimentar é conseguir manter as crianças longe do açúcar. Principalmente de produtos como esse.

Mas é só você ler o rótulo para saber que o próprio fabricante não aconselha dar até os 4 anos. Leia até o final e você vai conhecer melhor esse danone e entender por que não deve oferecer ao seu filho.

Por que não dar Danoninho?

Danoninho é um pote de açúcar, conservantes e corantes que não são nada saudáveis para o seu bebê. O próprio fabricante diz que o produto não é recomendado para menores de 4 anos.

O petit suisse é um queijo fresco, não maturado, resultante da coagulação do leite desnatado. E para ficar gostoso, são adicionados outros ingredientes e sabores, principalmente o açúcar. Seletividade alimentar – Meu filho rejeita os alimentos: Como lidar

Quando você oferece Danoninho para uma criança menor de 1 ano várias reações podem ocorrer. Por exemplo, ele pode causar uma alergia, infecções gastrointestinais, anemia, entre outros problemas de saúde.

E tem mais: eu não vejo necessidade nenhuma de oferecer Danoninho para a criança. É um alimento que vicia o paladar no doce.

O açúcar

É na infância que formamos o paladar e os hábitos alimentares de uma pessoa. Por isso a fase de introdução alimentar é tão importante e essencial para que esses hábitos sejam saudáveis.

pode-dar-danoninho-para-o-bebe---duvidas-na-introducao-alimentar

O açúcar é um dos alimentos que não devemos oferecer para uma criança antes dos 2 anos. Dessa forma, evitamos o paladar doce, que interfere na aceitação de outros alimentos.
Horários das refeições na introdução alimentar

Sim, porque quando o bebê já come e conhece o sabor doce, ele tem mais dificuldade em aceitar outros tipos de alimentos. No futuro, isso pode acarretar em uma seletividade alimentar.

Porém esse não é o assunto aqui, o fundamental é você saber que deve restringir ao máximo o consumo de açúcar pelo seu bebê. Veja algumas razões para isso:


📌 o açúcar branco é caloria vazia, sem nenhum nutriente importante para o nosso organismo.
📌 ele aumenta o risco de obesidade, diabetes e outras doenças.
📌 com a diminuição do apetite, principalmente na fase pré escolar, muitas crianças deixam de comer se forem acostumadas ao gostinho do açúcar.
📌 ele vicia o paladar.

O ideal é até os 2 anos não oferecer nenhum tipo de açúcar a criança nem alimentos industrializados ricos em açúcar, como bolachas, biscoitos, balas, entre outros.

Alimentação saudável

Até aqui você pode estar pensando: “Não posso oferecer Danoninho, então eu dou o que? Como eu disse não há necessidade nenhuma em oferecer esse tipo de alimento às crianças. Como fazer espinafre para bebê na introdução alimentar

As refeições, almoço e jantar, devem conter os 5 grupos alimentares que você já conhece: carboidrato, leguminosas, proteína, verdura e legume. A sobremesa não é recomendada se você quer ensinar hábitos alimentares saudáveis.

Até 1 ano, além do almoço e jantar, a criança só tem o lanche, que deve ser fruta. É assim que nós ensinamos a criança a comer frutas. Nada de bolachas, iogurtes, biscoitos ou pães. Lanche de criança é fruta.

Logo, quando ela completa 1 ano, a principal mudança é o café da manhã. Nessa idade você já pode inserir leite e derivados, pães e bolos, claro, saudáveis e sem açúcar. Aqui você pode oferecer iogurte natural, aquele com apenas 2 ingredientes.

Percebe como não é necessário? Você quer um lanchinho saudável para seu filho? Nada melhor que frutas e alimentos frescos para ele aprender a comer bem. 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deixe seu Comentário

Compartilhe e pergunte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também

Como fazer SEU BEBÊ GOSTAR DE TODOS OS ALIMENTOS

Todos os bebês que comem bem seguiram esse processo e você pode usá-lo a partir de HOJE