Receita: de Panqueca de Banana com Aveia na Introdução Alimentar do Bebê

Dra Camila Garcia

Dra Camila Garcia

Banana e aveia são dois ótimos alimentos para o bebê. Eles podem ser consumidos a partir dos 6 meses, com inicio da introdução alimentar. 

A banana é um alimento que costuma ser bem aceito pelas crianças, pois é saborosa e tem boa textura. Ela é rica em vitamina A, C, E e do complexo B, além de potássio e ácido fólico. Além disso, tem altas doses de fibras, o que ajuda a combater a prisão de ventre, comum nessa fase devida à mudança na alimentação do bebê.
Horários das refeições na introdução alimentar

A aveia também é um excelente alimento, com vários micronutrientes e benefícios para o bebê, inclusive para constipação. Ela é rica em fibras, e para ajudar o bebê, precisa estar associada a água para ter seu efeito. Caso contrário, tem o efeito inverso, ou seja, pode prender ainda mais o intestino da criança. A aveia é ótima e pode ser salpicada nas frutas na hora de oferecer ao bebê.

A Introdução alimentar

A introdução alimentar do bebê é uma fase muito importante do seu desenvolvimento, pois nela são formados os hábitos alimentares e o paladar da criança. Se você quer que eles sejam saudáveis, precisa estimular o consumo de alimentos com a maior variedade possível, entre eles frutas, legumes e verduras desde o início.

Quando o bebê nasce, o paladar é como uma página em branco, completamente neutra. Ele é formado de acordo com os alimentos que nós adultos oferecemos a ele. Como fazer espinafre para bebê na introdução alimentar

Sabe aquela história de que “laranja tem que ser lima” ou “o abacaxi é muito azedo”? Esqueça. Esse é o seu paladar, a criança não conhece sabor nenhum e nada disso faz sentido. Ele está sendo formando nessa fase, por isso deve ter contato com os mais variados alimentos, sabores e texturas, principalmente in natura.

Dessa forma ela vai aprender a comer e conhecer os alimentos de verdade. Um ponto importante é a forma que você vai oferecer: os alimentos devem ser oferecidos individualmente, para que a criança conheça de fato cada alimentos, cada sabor e textura.

Receita com banana e aveia

Até um ano, o correto é oferecer os alimentos para a criança individualmente, como foi dito anteriormente. Se você mistura um ou dois alimentos a criança não consegue identificar o sabor nem a textura dos alimentos. Método BLW de introdução alimentar: passo a passo

Outro item importante: não se preocupe com o tipo da fruta. Por exemplo, não tem o melhor tipo de banana, podem ser oferecidos todos os tipos de banana, todos os tipos de laranja, todas as frutas. 

Receitas e preparações só são recomendadas após 1 ano de idade. Nesse momento pode incluir receita como panqueca de banana com aveia. Veja a receita a seguir:

Ingredientes

  • 1 banana madura
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa farelo de aveia ou aveia em flocos finos
  • Canela à gosto

Preparo

  1. Amasse a banana com um garfo
  2. Adicione o ovo, a aveia e a canela e misture bem
  3. Coloque o preparo em pequenas porções na frigideira antiaderente e deixe dourar e vire
  4. Sirva em seguida.

Esta é uma receita muito saudável e nutritiva que pode ser oferecida às crianças a partir de 1 ano. Importante: Não precisa de açúcar. Até os 2 anos de idade, o bebê deve ficar longe do açúcar para não interferir na formação do paladar.

Alimentação infantil é coisa séria

A introdução alimentar do bebê dura até os 2 anos de idade, quando é formado o paladar. Por isso, exponha a criança ao máximo de alimentos saudáveis possíveis.

Algumas mães ficam com dúvida: o que pode oferecer? A resposta é muito simples: comida de verdade: arroz, feijão, frutas, verduras, legumes e leguminosas.

Tudo isso está liberado a partir dos 6 meses quando o bebê inicia a introdução alimentar. E essa fase é importantíssima para a formação do paladar e dos hábitos alimentares saudáveis.

Se você oferece alimentos industrializados, ricos em açúcar, sal e gorduras, é esse tipo de alimentos que o seu filho vai sempre preferir. A longo prazo, isso pode acarretar muitos problemas à saúde dele, inclusive comprometendo o crescimento e desenvolvimento saudável da criança.

Após os 2 anos, a criança já pode comer açúcar, mas nessa idade o paladar já estará formado, ela não vai ter preferenciais alimentares influenciadas pelo doce. E claro, tudo com moderação, não é porque com 2 anos é permitido que você precisa oferecer esse alimento que não tem micronutriente nenhum.

Hoje em dia é muito comum ver crianças com doenças de idosos, como diabetes, hipertensão e colesterol. Isso acontece porque a alimentação das crianças não está sendo de forma saudável. 

A mãe às vezes prefere oferecer qualquer coisa porque é mais fácil, mas não sabe dos prejuízos que isso traz a longo prazo. Alimentação infantil é coisa séria, é a saúde dos nossos filhos que está em jogo. Assim, vamos fazer uma boa introdução alimentar, oferecer e estimular o consumo de alimentos saudáveis e assim fazer nosso papel. Cabe a nós ensiná-los a comer. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Deixe seu Comentário

Compartilhe e pergunte

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Quem leu este post leu também

Como fazer SEU BEBÊ GOSTAR DE TODOS OS ALIMENTOS

Todos os bebês que comem bem seguiram esse processo e você pode usá-lo a partir de HOJE