Introdução Alimentar: Por Quais Alimentos, Frutas E Legumes Começar?

Dra Camila Garcia

Dra Camila Garcia

Por quais alimentos começar a introdução alimentar do bebê? Será que deve começar com frutas e legumes? O que ele pode comer?

Essa dúvida é muito comum. Mesmo assim, se você pensou em frutas e legumes, pensou certo! No meu método, a fruta é o primeiro alimento que o bebê conhece durante essa fase. É na introdução alimentar que o seu bebê vai aprender a comer e conhecer os alimentos, além de formar o paladar e os hábitos alimentares que levará pela vida toda.

Assim que o bebê tiver todos os sinais de prontidão, por volta dos 6 meses, pode oferecer todas as frutas e legumes, os que chamamos de alimentos de verdade.

Veja também: horários na introdução alimentar

Se você quer que o seu filho tenha hábitos saudáveis, comece da maneira correta a introdução alimentar, que vai dos 6 meses até os 2 anos.

Os melhores alimentos para começar

Não existe um ou outro melhor alimento para começar, pode oferecer qualquer um que seja de verdade. Invista nas frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carne, ovos, leguminosas, o seu filho pode comer tudo isso.

Método BLW de introdução alimentar: passo a passo

No meu método de introdução alimentar, eu recomendo começar apenas sempre com uma fruta. Afinal, o bebê até os 6 meses tem uma alimentação exclusiva pelo leite e de um dia para o outro você vai incluir um almoço e jantar? É muita coisa para ele.

Introdução alimentar é uma fase de aprendizado e adaptação. Logo, você deve ir introduzindo os novos alimentos aos poucos. E já vou avisar: não espere que ele coma um montão porque ele não vai comer.

Comece apenas com uma fruta entre uma mamada e outra no período da manhã. Quando ele estiver adaptado, você pode incluir o almoço, cerca de 10 dias depois. Após um mês aproximadamente, quando ele estiver adaptado ao almoço e a fruta, pode incluir a janta.

Essas serão as refeições do seu filho até ele completar 1 ano:

bebê frutas e verduras, legumes introdução alimentar
  • Fruta no meio da manhã
  • Almoço
  • Fruta no meio da tarde
  • Janta

As mamadas devem continuar em livre demanda, mas preste atenção para que não sejam em horários próximas as refeições e atrapalhar a aceitação. 

Tipos de Alergia alimentar no bebê: como identificar sintomas e tratar

Pode ser qualquer fruta?

Todas as frutas estão liberadas nessa fase de introdução alimentar, a partir dos 6 meses. Também não tem restrição em relação a verduras e legumes, o bebê pode comer todos os tipos. Aliás, variedade é a palavra-chave. Varie bastante, quanto mais melhor.

Geralmente eu recomendo que não ofereça verduras cruas, como alface por exemplo, logo no início da introdução alimentar. Isso porque o bebê ainda não tem dente. Ele até consegue mastigar a comida com a gengiva, mas as folhas cruas são mais difíceis para ele triturar. Neste início, ofereça verduras refogadas ou cozidas, mas todas estão liberadas.

É importante saber também que essa introdução alimentar deve começar por volta dos 6 meses quando o bebê já estiver com todos os sinais de prontidão. Se você nunca ouviu falar nesses sinais, veja abaixo quais são eles:

  • O bebê consegue manter a cabeça erguida e sem apoio. O controle da cabecinha é importante para a alimentação e deglutição, evitando que ele engasgue.
  • Ele consegue ficar ereto e se sentar sozinho, com o apoio da sua mão ou encostado em uma cadeira de alimentação. O bebê deve estar sempre sentado em posição vertical para comer, para garantir que possa engolir os alimentos corretamente.
  • Ele consegue levar comida à boca. Nessa fase você já terá notado uma vontade incontrolável do seu bebê de levar tudo que pega à boca. É uma parte natural do aprendizado e do desenvolvimento sensorial.
  • O bebê consegue comunicar que está satisfeito. 

A educação nutricional

Agora que você já sabe o que oferecer e quando começar a oferecer, é hora de ensinar o seu bebê a comer. Sim, você vai ensinar porque ele não nasce sabendo comer. Faz parte da educação nutricional e como pais temos que ensinar os nossos filhos.

Como fazer espinafre para bebê na introdução alimentar

Lembre-se que essa fase de introdução alimentar é primordial e é nela que o bebê vai conhecer e adquirir os hábitos de alimentação que vai levar para vida. O que você quer? Que ele coma alimentos saudáveis ou não saudáveis nesta fase?

Não se preocupe com grandes preocupações e receitas. Na introdução alimentar, não tem segredo. Ofereça sempre o alimento individualmente, para ele conhecer cada sabor, textura e cheiro. O ideal para uma refeição completa é que tenha um alimento de cada grupo alimentar, sendo:

  • grupo dos carboidratos;
  • grupo das proteínas;
  • grupo das verduras;
  • grupo dos legumes e
  • grupo das leguminosas.

Se tiver um alimento de cada grupo está ótimo. E como eu disse lá no início, não espere que o seu bebê coma todos os alimentos, raspe o prato e ainda repita nas primeiras vezes. Na prática ele vai brincar, vai pegar, amassar, cheirar e não vai comer. 

Então não fique frustrada ou ansiosa. Mantenha a tranquilidade para essa fase sem grandes expectativas e o deixe aprender e conhecer os alimentos.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Deixe seu Comentário

Compartilhe e pergunte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também

Como fazer SEU BEBÊ GOSTAR DE TODOS OS ALIMENTOS

Todos os bebês que comem bem seguiram esse processo e você pode usá-lo a partir de HOJE