Logo-Nutrinfantil-1-o8vzd89b5ve4lo9k1i536q1k6iwagw2cxu80fc4tng.png

Sobremesa para criança: pode ou não pode?

Dra Camila Garcia

Dra Camila Garcia

Será que pode oferecer sobremesa para a criança? Esta é uma dúvida de muitos pais, se pode ou não pode dar sobremesa e o que oferecer.

A princípio, este é um hábito que eu não recomendo. “Ah Camila, mas nem se for uma fruta?” Nem fruta eu recomendo, porque no futuro, certamente um doce vai tomar o lugar dessa fruta. Você pode dar fruta nos lanches da manhã e da tarde.

Além disso, muitos pais usam a sobremesa para fazer chantagem com a criança. Dessa forma, quando ela se recusa a comer uma refeição, oferecem a sobremesa de recompensa para ela comer tudo e isso não é saudável.

Por que não oferecer sobremesa

Com isso a criança aprende que toda vez vai ter uma fruta após comer o salgado. Sim, porque agora é fruta, mas com o tempo será um doce, um chocolate…

E isso vira um hábito muito ruim. Existem muitos adultos viciados: come um salgado e logo precisa comer nem que seja um pedacinho de doce.

“Mas hoje é domingo e as crianças estão de férias, as famílias saem para almoçar fora e por que não uma sobremesa?”

Pois bem, uma vez ou outra não tem problema. O importante é não virar hábito, não se deve ter sobremesa todos os dias.

É um equilíbrio e sair da rotina de vez em quando, tudo bem.

Por que começar esse hábito na infância se não tem nenhum benefício? Se pode prejudicar a alimentação do seu filho lá na frente? Não há necessidade!

Leia também: 5 Erros Que Impedem Seu Filho De Comer Bem

A sobremesa e a seletividade alimentar

Outro ponto muito importante: quando falamos de crianças seletivas, este hábito dificulta ainda mais a aceitação alimentar.

Muita criança deixa de comer uma refeição porque sabe que terá outra coisa depois, seja uma fruta, um docinho ou o alimento preferido.

A criança começa a trocar, a substituir, não quer experimentar novos alimentos. Logo, a seletividade alimentar só piora.

Como fica a relação com a comida

Você oferece sobremesa se a criança comer tudo? Você já parou para pensar que toda vez que oferece algo em troca para seu filho comer tudo, você está fazendo uma chantagem?

Se o seu filho só come se você oferecer alguma recompensa ou fazer chantagem, saiba que este não é o jeito certo de ensiná-lo a comer. Pelo contrário, ele vai aprender que precisa fazer algo ruim (comer) para ter algo bom (a sobremesa).

Veja o que fazer para não recorrer a chantagem:

1 – Troque:

“Se você comer tudo, vai ganhar sobremesa”

Por:

(Comendo junto) “Hum, mas esse purê está tão gostoso, você tem certeza que não quer mais?”

2 – Troque:

“Você não levanta da mesa se não limpar o prato”

Por:

“Tudo bem, mas você tem certeza que está satisfeito?”

3 – Troque:

“Mãe, não quero macarrão. Quero leite!”

Por:

“Agora não é hora de leite. A mamãe está aqui comendo com você, quer me ajudar a servir o meu prato? Hoje tem arroz, feijão….”

Fazer chantagens ou oferecer recompensas é um erro muito comum e muitas vezes você faz até mesmo sem perceber, mas na prática não ensinam a criança a comer melhor.

Veja também: 4 passos para mudar a alimentação do seu filho

Ensine seu filho a comer

Crianças apendem rápido e se você não ceder e souber lidar com as recusas dela pela comida, logo ela estará comendo bem.

No curso Meu Filho Comendo Bem eu ensino técnicas que realmente ensinam seu filho a comer sem precisar de chantagem e recompensa. Clique aqui e conheça.

Compartilhar

Deixe seu Comentário

Compartilhe e pergunte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também

Blog
rgarciacolina@yahoo.com.br

O que colocar na Lancheira Escolar

Sem ideias do que mandar na lancheira escolar do seu filho? A primeira dica é: esqueça os industrializados e alimentos ricos em açúcar. Eles podem

Como fazer SEU BEBÊ GOSTAR DE TODOS OS ALIMENTOS

Todos os bebês que comem bem seguiram esse processo e você pode usá-lo a partir de HOJE