Como aumentar a imunidade do bebê (melhores dicas da especialista)

Dra Camila Garcia

Dra Camila Garcia

Toda mãe gostaria de uma receita mágica que ensinasse a fortalecer o sistema imunológico das crianças. Principalmente nesta época de coronavírus. Algo que garanta uma boa saúde e proteja o organismo contra as doenças.

Infelizmente, tenho que dizer que essa receita não existe. Da mesma forma, não podemos criar nossos filhos em uma bolha e evitar que eles tenham um resfriado e fiquem doente.

Até porque, as crianças até os 4 anos ainda estão com o sistema imunológico em formação. Ele só estará formado completamente por volta dos 12 anos.

Elas vão se fortalecendo aos poucos, por isso na infância geralmente as crianças tem muitas infecções, febres e ficam mais doentinhas. Para criar esse sistema de defesa elas precisam se expor ao ambiente e tomar as vacinas corretamente.

Mesmo assim, devemos fazer a nossa parte para fortalecer o sistema imunológico delas e assim diminuir a chance de ficarem doentes. Como? Através de uma boa alimentação.

Amamentação ajuda a otimizar a Imunidade do bebê

Enquanto o bebê é amamentado, a saúde dele está garantida.  A amamentação deve ser feita até os dois anos ou mais porque ela oferece várias proteções, inclusive das vias respiratórias e digestivas dos bebês. 

Veja também: A importância da amamentação: mitos e verdades sobre o aleitamento materno!

Aliás, neste período de formação do sistema imunológico, o leite materno é o único alimento que garante e combate tantas doenças. Se a criança é amamentada, fique tranquila, pois ela recebe todas as vitaminas que precisa. Além disso, o leite materno se adapta quando o bebê fica doente para combater a doença que ele tem. 

Assim, se o bebê ainda não iniciou a introdução alimentar, mas se alimenta do leite materno, fique tranquila, pois este é o alimento mais completo que ele pode receber. Se você, por algum motivo ou outro, não pode amamentar, não se sinta culpada. Hoje em dia as fórmulas substituem muito bem o leite materno. 

Introdução de alimentos ajudam a aumentar a imunidade

Uma alimentação saudável ajuda a aumentar a imunidade não só das crianças, mas dos adultos também. Assim, todos ficam mais protegidos de qualquer doença, principalmente as virais.

Logo, se você quer garantir um sistema imunológico forte para seu filho e mantê-lo saudável, precisa oferecer uma alimentação equilibrada.  

A questão alimentar da criança pode garantir que ele receba o maior número de vitaminas e minerais para que o sistema imunológico esteja 100% imunizado.

O segredo para uma boa alimentação é variedade e qualidade. Desde quando o bebê inicia a introdução de alimentos sólidos, é importante oferecer uma refeição completa.
Isso quer dizer que o prato deve ter 1 alimento de cada grupo alimentar.

Leia também: Dicas fáceis para introdução alimentar

Grupos alimentares ricos em nutrientes

Você já deve ter ouvido por aí que quanto mais colorido o prato estiver, melhor! Pois bem, isso é uma verdade e para isso você precisa oferecer um alimento de cada grupo, conforme abaixo:

  • Grupo dos carboidratos: arroz ou macarrão ou batata ou mandioquinha.
  • Grupo das proteínas: carne vermelha ou frango ou ovo ou peixe.
  • Grupo dos legumes: abóbora ou abobrinha ou chuchu ou beterraba.
  • Grupo das leguminosas: feijão ou grão de bico ou ervilha ou lentilha.
  • Grupo das verduras: alface ou rúcula ou espinafre ou couve.

Cada grupo oferece um tipo de nutriente e seus benefícios. Se o prato do seu filho tiver 1 alimento de cada grupo, ele está completo.  Dessa forma, estará ingerindo tudo que o organismo necessita para sua imunidade.

Um lembrete importante: não se apegue a quantidade, ela não é tão relevante. Muitos pais querem que o filho raspe o prato e comam tudo para ser uma criança saudável. Porém, o mais importante é comer bem.

Alimentos de verdade e descanso adequado

Essas dicas são úteis nos dias de hoje, em tempo de pandemia do coronavírus, mas devem ser seguidas sempre. Afinal, sempre tem um vento, um tempo seco, uma mudança brusca de temperatura ou alguma outra coisa que pode deixar seu filho doente. 

Para ajudar, nós devemos investir na alimentação saudável para esse sistema imunológico ficar mais forte e assim eles ficarem menos doentes.

É fundamental oferecer alimentos de verdade: frutas, verduras, legumes e evitar os industrializados. Eu sei que é mais fácil comprar biscoitos, bolachas, salgadinhos e sucos de caixinha, mas eles não têm as vitaminas e minerais que as crianças precisam.

Não tem alimento milagroso assim como não é um alimento ou outro que vai evitar que o seu filho fique doente. O que fará a diferença no sistema de defesa do organismo das crianças é o que tem no prato delas todos os dias. Então, se você quer fortalecer o sistema imunológico do seu filho contra as doenças, invista em uma alimentação saudável e completa. 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deixe seu Comentário

Compartilhe e pergunte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também

Como fazer SEU BEBÊ GOSTAR DE TODOS OS ALIMENTOS

Todos os bebês que comem bem seguiram esse processo e você pode usá-lo a partir de HOJE